Dois anos sem Maria das Piabas


Maria das Piabas: vida simples no sertão sergipano (Foto: Divulgação/Rede Record)

Menor mulher do sertão ficou conhecida por medir apenas 90 cm

A cidade de Itabaianinha, localizada a 118 quilômetros de distância da capital sergipana, é nacionalmente conhecida como a “cidade dos anões”, que residem principalmente nos povoados, como é o caso do povoado Carretéis, onde morava a anã mais famosa, a Maria das Piabas. Maria Cardoso de Jesus Filha, nasceu e morreu numa casinha simples, cercada pela plantação de milho, macaxeira e bananas – o que também era seu sustento e de seus irmãos: Luzia, Helena e Erasmo Cardoso dos Santos.

Maria das Piabas viveu com a família até os 63 anos, e após um mal-estar, faleceu em agosto de 2015. “Conheci Maria desde criança, sempre convivi com a família e acompanhei a luta deles. Ela sempre foi uma mulher guerreira, trabalhou duro na roça a vida toda. Até hoje eles vivem do que plantam e nunca saíram daqui”, declara a amiga e vereadora da cidade, Josefa, conhecida como Zefa de Patú.

No próximo mês completa dois anos do falecimento de Maria das Piabas, mas até hoje ela é lembrada como a menor mulher do sertão. Pouco antes de seu passamento, Maria ficou conhecida nacionalmente e apareceu em programas de televisão. “Vinha muita gente conhecer Maria, gente de jornal de São Paulo, Recife. E ela recebeu todo mundo, até convite pra conhecer a praia ela recebeu, mas não quis ir. Ela e os irmãos são muito caseiros, não costumam sair de casa, a vida deles é essa”, recorda Zefa.

Apesar de Maria das Piabas ter partido, ela continua sendo uma personalidade não apenas em Itabaianinha, mas em todo o País. Talvez muitos a conheçam ou tenham ouvido falar por conta de sua estatura – uma sorridente senhorinha de 90 centímetros -, mas além de sua altura, Maria das Piabas deve ser lembrada por ter sido uma grande brasileira, que lutou muito e soube levar a vida, do seu jeito, com simplicidade e força, como todo grande nordestino.

 

 

 

 

Previous Qual a vida útil da calcinha?
Next Apagão no Huse pode ter ocasionado morte