Vasinhos de concreto viram tendência


Peças podem decorar ambientes compactos e ficam bem em móveis diversos (Foto: OB Atelier)

Com poucos materiais é possível criar lindas peças e decorar os ambientes com criatividade e bom gosto

Que o concreto deixou de ser um material secundário na construção e decoração isso é fato! Seja através da arquitetura industrial e seu caráter mais brutalista ou em peças pontuais nos ambientes, o concreto se tornou um recurso versátil e democrático nos espaços e tem conquistado cada vez mais adeptos. No quesito decoração, o concreto está presente em peças decorativas e funcionais, a exemplo dos vasinhos tão vistos em redes como o Pinterest .
Atentas a essa tendência, as arquitetas Jacque Oliveira e Karla Bidegain – apaixonadas por trabalhos manuais -, investiram na produção das peças, inicialmente para presentear os clientes na entrega dos projetos. “Nós não encontrávamos peças nesse estilo mais minimalista – que é um estilo que gostamos muito. Começamos fazendo para os clientes e a demanda foi chegando, de pessoas que não eram nossos clientes. É fácil encontrar vasos com um estilo mais rebuscado e com valores bem mais altos e tem pessoas que querem decorar sem gastar muito”, declara Jacque Oliveira.

Cactos e suculentas são as espécies mais indicadas para plantio (Foto: OB Atelier)

Ainda de acordo com as arquitetas, os vasos produzidos por elas medem entre 5 e 13 centímetros, nada muito grande, visto que a proposta é encaixar as peças em ambientes mais compactos, em móveis de destaque como mesinhas laterais e de centro. “A ideia é trazer um pouquinho do jardim pra dentro de casa. E as suculentas e cactos nos vasinhos de concreto são mais fáceis de cuidar e são as mais indicadas pela questão da drenagem”, explica Karla Bidegain.

COMO FAZER

Jacque e Karla: arquitetura e arte em todos os projetos (Foto: Arquivo Pessoal)

Para a produção dos vasinhos poucos materiais são necessários, basicamente concreto pronto e água. Com a mistura feita, deposita-se no molde escolhido e deixa secar por 48h, e após essa etapa o vaso pode receber a pintura escolhida – feita com tinta para artesanato -, que vai depender do estilo e criatividade. Caso seja necessário, o vaso recebe acabamento feito com a lixa na parte superior das bordas. Os moldes podem ser garimpados em casa mesmo, seja um copo ou recipiente de qualquer formato, observando-se sempre que os moldes de plástico são mais indicados.

“Antes de plantar nós colocamos pedrinhas no fundo do vaso e depois as camadas de areia. Quando a planta é regada, a água que a terra não absorveu fica nas pedras e a raiz da planta não fica encharcada. Por isso é importante plantar nesses vasos apenas cactos e suculentas, pois a frequência de rega é menor, sendo uma vez por semana ou a cada 15 dias e com pouca água”, explica Karla. Gostou da ideia? Confira a seguir o passo a passo para produzir seu vasinho de concreto.

 

 

 

Previous Marido de Luana Piovani publica fotos dela nua
Next MCs Lívia Cruz e Cintia Savoli se apresentam em Aracaju