Vídeo no whatsapp denunciando hacker de conta bancária não é fake


Um vídeo informando sobre ataques de hackers a contas bancárias circulou insistentemente esta semana pela rede social whatsapp, levando o público a questionar sua veracidade, já que parecia muito fácil aos criminosos acessar dados sensíveis dos usuários de bancos e se apropriar de suas contas. O CINFORM investigou e constatou que o vídeo não se trata de fakenews, mas sim que a ação criminosa é real e põe em risco milhares de correntistas que transacionam em seus bancos usando a internet.

O CINFORM alerta que de fato uma organização criminosa formada por estelionatários criou um site falso do Banco do Brasil e outro da Caixa Econômica Federal para roubar dados dos consumidores. O vídeo que circula no whatsapp adverte aos clientes bancários que as mensagens via SMS pedindo senhas e números do cartão que estão sendo enviadas são falsas.

De fato, o CINFORM apurou que nenhuma agência bancária do país envia ou pede para que seus clientes realizem transações via email, SMS ou redes sociais. Por isso, usuário deve evitar responder a estas mensagens para evitar seus dados de suas contas da Caixa e Banco do Brasil  sejam clonados, incluindo senha e nome de usuário.

Na postagem em questão, o internauta explica de maneira didática como os golpistas estão enganando as pessoas menos informadas. As informações contidas no vídeo esclarecem vários pontos sobre o golpe  aplicado.

A vítima recebe um SMS como se fosse do banco pedindo a atualização de dados. A mensagem de texto é apenas uma isca, e, ao clicar no link ou seguir o passo a passo, o cliente acaba passando informações pessoais e sensíveis para os criminosos.

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica informam que não ligam e não enviam mensagens com links pedindo senhas dos clientes. As instituições financeiras também orientam o consumidor a não informar senhas ou número de cartões em ligações ou links recebidos de páginas supostamente pertencentes a bancos.

Veja o vídeo distribuído no Whatsapp

Leia mais sobre Fake News

Fake news: novas multas de trânsito são falsas

 

Previous Homem assassinado a golpes de faca em galeria no São José em Aracaju
Next Classificados CINFORM agora é digital. É CLASSIFÁCIL!