Vaza suposto grampo de Lula ameaçando Palocci, que peca por excesso de didatismo


Mais um Fake News contra Lula?

Está circulando intensamente nas redes sociais, especialmente via whatsapp, um áudio de suposto grampo do ex-presidente Lula que teria vazado na internet, em que a liderança petista, em tom de desabafo e utilizando-se do escabroso vernáculo que lhe é peculiar, se queixa da delação premiada de Antônio Palocci e reclama, ao também dirigente do PT Rui Falcão, que algo deveria ter sido feito pelos seus companheiros para eliminar o ex-Ministro da Fazenda e evitar sua colaboração com as autoridades.

No áudio, que teria sido captado no momento em que Lula tomava conhecimento pela televisão das denúncias de Palocci contra ele, o ex-presidente aparenta extremo descontrole e fúria, ameaçando e desferindo impropérios contra todos aqueles que, na sua opinião, estariam contribuindo para incriminá-lo e destruir sua imagem.

Ao fundo ouve-se o noticiário de televisão acerca do depoimento de Palocci enquanto um suposto Lula, muito irritado, demonstra toda sua ira e nervosismo entre xingamentos e ameaças.

Em se tratando de um grampo verdadeiro, a gravação não é telefônica, mas ambiental, em que a voz de Lula é captada sozinha (junto com o áudio de noticiário televisivo) hipoteticamente conversando com Rui Falcão, numa suposta interlocução que não se consegue comprovar apenas ouvindo o áudio e que, por isso mesmo, tem sido distribuída com a mensagem de que se trataria de diálogo vazado  entre Lula e Rui Falcão.

No entanto vale ressaltar que tem sido muito fácil a imitadores profissionais e até amadores emular a voz do ex-presidente e divulgar com relativa constância material inverídico, em áudio e até vídeo fraudulento, explorando de forma negativa a imagem do ex-presidente.

A fraude contra Lula

No presente caso trata-se de informação falsa (Fake News) disseminada pela internet. A voz não é de Lula. Foi uma voz alterada com recursos do App para Android The Voice Changer, o que se descobre depois de se examinar melhor o áudio com ferramentas apropriadas. Logo aparece a URL (endereço eletrônico) do programa que gerou a alteração no áudio original e da página da Appstore do GooglePlay, apontando para o programa que criou o arquivo.

Pesa ainda contra a autenticidade da gravação o fato dela ser muito esclarecedora, quase didática, como se fosse uma espécie de roteiro pré-fabricado, em que Lula, mesmo monologando, contextualiza os fatos detalhadamente, faz perguntas um tanto quanto óbvias e ainda oferece as respostas quase que teatralmente e de modo pedagógico, mesmo em meio a uma suposta e violenta alteração emocional, o que dificilmente seria possível ocorrer em conversa informal verdadeira e sob elevada pressão psicológica.

Um diálogo real entre dois amigos mais do que cientes do contexto dos acontecimentos possivelmente deixaria de fora informações fundamentais à compreensão dos fatos por pessoas alheias à conversação, já que o conhecimento prévio do assunto pelos interlocutores naturalmente provocaria lacunas na transmissão da informação detalhada, que impediriam o entendimento completo do tema por parte de terceiros.

É mais uma notícia falsa ( fake news ) contra Lula produzida com a deliberada intenção de prejudicar ainda mais a imagem do ex-presidente.

Clique no link abaixo, ouça o teor da gravação (Aguarde um pouco):

Leia mais notícias:

Em Sergipe, Lula xinga e humilha assessor na caravana pelo Nordeste

Lula vaiado em Shopping Center de Natal (RN) na caravana
pelo Nordeste? CINFORM detona mais um fake news

Previous Enchefs: concurso de gastronomia movimentará Sergipe nos dias 15 e 16 de setembro
Next Confiança vence o ASA e garante classificação