Notícias falsas podem colocar eleições em risco, diz presidente do TSE


(Foto: Divulgação/TSE)

Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, a produção e divulgação de notícias falsas (“fake news”) podem colocar em risco as eleições deste ano a ponto de resultarem na anulação de algum pleito, caso tenham influenciado significativamente o resultado final. A afirmação foi feita na manhã desta quarta-feira (20), durante o seminário Impactos Sociais, Políticos e Econômicos das Fake News, em Brasília.

“Estamos chegando às eleições, com voto livre, inclusive da desinformação. As fake news poluem o ambiente democrático, com o candidato revelando sua ira contra o outro, em vez de suas próprias qualidades”, disse Fux. Ainda segundo o ministro, há inclusive a “possibilidade de anulação do pleito, se o resultado das eleições forem fruto dessas notícias falsas”.

Durante o seminário, o ministro informou que um documento foi elaborado, em conjunto com entidades ligadas a marqueteiros, para que haja uma colaboração conjunta para evitar as chamadas fake news. “No combate às fake news, precisamos de mais certeza e de mais imprensa”, comentou Fux.

Anterior Areia Branca e São Cristóvão serão contempladas com pagamento do ‘Mão Amiga Cana’
Próximo Vereador Isac critica aumento da passagem e serviço oferecido em Aracaju