PESQUISA INÉDITA: A HORA DE CADA COISA


Feijoada meio-dia e nunca no café-da-manhã? Será que nossa mente estabelece um horário adequado pra cada tipo de comida?

Já é quase uma oração da santa igreja nutricional do 1o dia que o café-da-manhã é a refeição mais importante do dia. Na Bahia, tanto é que a turma não se abstém de encarar uma bela feijoada. E quantas vezes, a gente já encarou uma pizza que tava na geladeira de manhã… mas se procurar uma pizzaria nesse horário, não tem uma aberta. Afinal, qual o horário pra comer cada coisa? O corpo manda nisso ou é uma questão de hábito?

Realizamos – junto a 685 entrevistados – mais uma pesquisa TAC – ‘bota exclusivo aí minha filha, dá trabalho de fazer’ REZENDE, Marcelo, 2015 – inédita  e que buscou cruzar sexo, tipo de comida e a faixa do dia onde essa amostra consumia os alimentos.

 

Açaí

AÇAÍ
Sem guerra do sexos. Homens e mulheres possuem o hábito de consumir açaí de maneira equilibrada. Afirmam um consumo noturno. A tarde também vem forte. A coisa muda no café da manhã. Homens preferem à madrugada. Mulheres, preferem consumir na madrugada que no café.

Acarajé

ACARAJÉ
Também rainha da noite. Pra meninas, a preferência dobra em relação à tarde. Os meninos ainda se vêem mais consumindo à tarde. Manhã e madrugada estão fora de cogitação.

Bolo

BOLO
Homens preferem pela manhã. Mulheres preferem à tarde. Em comum, o terceiro momento: a noite.

Cachorro quente

 

CACHORRO QUENTE
Mais um que vai ter que esperar o sol se pôr. Pra maioria dos entrevistados, homens e mulheres, o lugar dele é à noite.

 

Cafézinho

CAFÉZINHO
sabe o bolo que a gente viu antes do cachorro quente, pois é, tem um companheiro: o café. Na cabeça dos entrevistados, ele vai perdendo espaço à medida que o dia avança: manhã forte, tarde ganhando pra noite, e madrugada fraca.

 

Caipirosca

CAIPIROSCA
É que tá na ordem alfabética. Homens e mulheres concordam: caipirosca, seu lugar é à noite e nas madrugas. A tarde também tá ali na cola do virote, mas nunca no café, por óbvio.

 

Caranguejo

CARANGUEJO
Se o rei da passarela soubesse abriria carrera no começo da tarde, preferência dos entrevistados pra comer caranguejo. A noite vem em segundo momento, e a manhã em terceiro.

 

Cerveja

CERVEJA
Para as mulheres, a coisa é bem definida: noite, tarde e madruga. Para os homens, tarde e noite empatam, madruga vem bem, e pela manhã tem sua força também.

Comida nordestina

COMIDA NORDESTINA
O comportamento nesse quesito é padrão: cuscuz, macaxeira e inhame não são pra hora do almoço pra 3/4 da amostra. O lugar desse tipo de alimento, para os entrevistados, é no café-da-manhã e no jantar.

 

Comida saudável

COMIDA SAUDÁVEL
Apesar do equilíbrio, a comida saudável vai perdendo força a medida que o dia vai avançando. Forte pela manhã, vai caindo a tarde, e mais um pouco à noite.

 

Churrasco

CHURRASCO
Para homens e mulheres, churrasco é a cara das tardes, o almoço taí. Embora, os homens aceitem mais começar mais cedo, as mulheres são mais incisivas com a questão vespertina. Um quarto deles, acha que a noite tem mais a cara.

 

Doces

DOCES
Pra homens e mulheres, doce é a tarde. A noite também rola. A coisa muda de manhã e na madrugada. Mulheres preferem quando todos dormem às manhãs. Homens preferem pela manhã às madrugadas. Pensei no chocolate da TPM, mas acho que não tem nada a ver.

 

Espetinho

ESPETINHO
Que é um churrasco só que no palito. Mas, diferente do patrão, o espetinho tem hábitos noturnos firmes para homens e mulheres. Não vai rolar um ‘bora ali bater um espetinho da Rua Belém’ logo pela manhã. Mesmo por que nem tá aberto.

 

Feijoada

FEIJOADA
Um em cada dez aceitam a ideia de comer feijoada pela manhã. Na Bahia, seriam 10 em cada 1. Para os entrevistados, feijoada é no almoço.

 

Hamburguer

HAMBURGUER
O comportamento é comum para homens e mulheres quando se falar de hamburger. Noites e madrugadas (bora, Galego, um abraço!). Em outros centros, o hambúrguer no almoço rola e bem.

Omelete

OMELETE
Outro tipo de comida que vai unir homens e mulheres na mesa no mesmo horário: o café-da-manhã. Para mais da metade dos entrevistados, o começo do dia pede omelete. Depois, à noite.

Pão

PÃO
Segue a mesma lógica do omelete. Tem força no café-da-manhã e no jantar.

 

Pastel

PASTEL
Os entrevistados vão crescendo o interesse por pastel de maneira progressiva da manhã até o pico, à noite. O Pastel da Rua de Lagarto tem que rever seus horários.

 

Pizza

PIZZA
Noite pra elas. Noite pra eles. Arrasadoramente noite! Madrugada ganha das manhã e das tardes.

 

Massas

MASSAS
A massa tem mais preferência à noite, mas o almoço também convoca. Café-da-manhã nunca. Vou fazer amanhã pra ver como é.

 

Sorvete

SORVETE
Um sorvetezinho depois do almoço é a preferência de mais da metade dos entrevistados. Para 1/4 deles, a noite vem em segundo plano. Parece que o  ‘bora sair pra tomar um sorvete’ não tá colando mais nas paqueras? – alguém ainda fala ‘paquera’?

 

Suco

SUCO
Mesmo comportamento para homens e mulheres, o suco tem um equilíbrio durante todo o dia. Que bom. Começa forte pela manhã, continua forte a tarde, e segue um pouco menos forte à noite.

 

Sushi

SUSHI
Ah, talvez esteja aí o novo ‘bora sair pra tomar um sorvete’. Achamos. Mais de 60% dos entrevistados olham à noite e vêem sushi. Menos de 25% pensa nele no almoço.

 

Uísque

UÍSQUE
água dura! Noite fortíssima. Depois vem a madruga, e aí é lona.

 

Vinho

VINHO
Outro caso de comportamento equilibrado de consumo entre mulheres e homens: o vinho. Mais de 59% vem o turno da noite como o horário pra consumo da bebida. Apenas 15% vêem a tarde como opção.

 

Yakisoba

YAKISOBA
Com uma boa aceitação no ‘eu comeria no almoço’, o yakisoba também reina à noite.

 

Nas manhãs, bolo e café, suco e omelete.
No almoço, feijoada, churrasco, e um docinho depois.

Agora à noite, o pau quebra. Entra açaí, cachorro quente, acarajé, caipirosca, cerveja, comida nordestina, espetinho, hambúrguer, pastel, pizza, massas, sushi, uísque, vinho, yakisoba.

A gente anda comendo muita coisa pesada antes de dormir.

 

Previous Começam amanhã convenções para escolha dos candidatos a presidente
Next PSL faz convenção neste domingo para lançar candidatura de Bolsonaro