Elas estão por toda parte!


Camisetas de banda ganham o público e são vendidas em diversos lugares

 

As camisetas de banda sempre foram peças comuns entre pessoas que gostam de bandas de rock e de metal. Mas se antes elas só eram encontradas em lojas especializadas, onde também se vende outros produtos de bandas (CDs, DVDs, etc), hoje lojas de departamento, do centro comercial e até mesmo feiras livres também vendem camisetas de bandas mais populares, como The Rolling Stones, Nirvana e Guns N’ Roses.

O maior número de locais traz uma facilidade para encontrar essas camisetas, principalmente em cidades menores e onde o rock não é tão tradicional. No entanto, muita gente ainda torce o nariz, principalmente porque muitas pessoas compram sem nem ao menos saber do que se trata.

“Talvez seja como você comprar uma camiseta com um escrito em inglês, mas você não saiba bulhufas da informação que ela realmente diz. Então você só a compra por achar bonita ou porque está na moda ou porque fulana estava usando. Daí suas referências deixam de existir. Por outro lado, se é uma forma da qual chegue a um maior público, também pode ser considerada válida. Talvez um adolescente, digamos assim, que nunca tenha ouvido falar em banda Y, mas comprou pela estética da camiseta, quem sabe, num momento de curiosidade ele vá buscar ouvir uma música e se interessar pela banda, fazer uma pesquisa”, comenta a professora Nina Araújo.

Apesar de comprar algumas em lojas de departamento, Bruna não dispensa seus achados em lojas especializadas

“Não compro nessas lojas. Acho que já virou ‘modinha’. Algumas pessoas utilizam para compor o look rock, não tem significado nenhum para essas pessoas e muitas vezes elas nem gostam do gênero musical. E o rock não se resume a ‘modinha’, ‘look’”, acrescenta a historiadora Rita de Cassia Gonçalves.

Já outras pessoas veem nessas lojas uma nova oportunidade de encontrar estampas bonitas das suas bandas favoritas.

“Durante a maior parte da minha vida, usei camisetas de bandas ou de super-heróis compradas em locais voltados apenas para quem conhecia a respeito daquele mundo. Hoje isso está banalizado por ter virado ‘moda’, e muita gente acha que Ramones, Jack Daniel’s, entre outros, são grifes. Sendo bem sincera, não curto isso. Mas confesso que, com a facilidade de encontrar essa temática atualmente, as vezes compro uma peça ou outra quando a estampa realmente me agrada”, comenta a analista de TI, Bruna Priego.

“MINHA CAMISA QUERIDA”

Muita gente tem uma verdadeira coleção de camisetas de banda, mas sempre tem uma que é como um xodó. Uma camisa favorita, mesmo que a estampa já esteja gasta e ela já tenha desbotado.

“Eu tenho uma camisa da banda Revamp, que comprei no dia que fui ao show deles no Rio de Janeiro, acho que em 2014. Tive muitas memórias boas do show e acho que acabei projetando isso na camisa em si”, comenta o cantor Renan Cardoso.

Marjorie lamenta que as estampas mais legais geralmente são no tamanho masculino

Algumas dessas camisas favoritas podem já nem servir mais, porém, o caminho pela banda ou pelo desenho impede que seus donos as joguem fora. “A minha camisa favorita é do Velvet Revolver que nem me serve mais, já está velha, desbotada, mas guardo com muito carinho, porque adoro a banda”, comenta Rita de Cassia.

EM DIVERSAS OCASIÕES

Em diversos momentos do dia a dia, é possível ver pessoas que gostam de camisetas de banda as usando das mais diversas formas. Do mais básico ou fashion. Misturá-las com peças de outros estilos tem se tornado comum. Em uma busca rápida pela internet, é possível encontrar várias formas de usar essas camisas até mesmo em ocasiões mais formais.

A produtora musical Marjorie Santos usa camisetas de banda desde os 12 anos, quando ganhou suas primeiras camisetas de sua mãe, e hoje costuma combinar as camisas com outras peças de roupa.

“Eu costumo combinar as camisetas com muita coisa, como saias e calças mais estilosas. Se as camisas são grandes ou masculinas, eu dobro as mangas e amarro a beirada para deixá-la mais acinturada”, comenta.

Anterior Partidos já escolheram 13 candidatos a presidente; veja quem são
Próximo Você sabe o que é DAEM?