Mercearia Itabaiana: praticamente uma instituição


As mercearias estão espalhadas por diversos bairros (Foto: Vieira Neto)

Mercearias com esse nome estão em praticamente
todos os bairros de Aracaju

A quem acredite que se o robô da Nasa Opportunity procurar direitinho com certeza vai encontrar uma Mercearia Itabaiana lá em Marte também. Isso porque, as famosas mercearias já dominam quase todos os bairros de Aracaju e outras cidades de Sergipe. Em uma busca rápida no Google Maps, localizamos mais de 39 mercearias com o nome Itabaiana na capital e grande Aracaju, isso sem contar nas pequenas mercearias que levam esse nome e são conhecidas apenas pelos seus vizinhos.

Talvez o número de mercearias com esse nome representasse uma das maiores redes de comércio do estado. Vendendo frutas, verduras, carnes, material de higiene e limpeza ou mesmo ferramentas, como chave de fenda, essas mercearias ganham cada vez mais espaço nos bairros da capital e da grande Aracaju. Sejam de itabaianenses de verdade ou não, as mercearias Itabaiana vendem de um tudo e tentam atender todas as necessidades dos seus clientes.

“Nós vendemos de tudo um pouco. O que os clientes procuram, nós temos que vender aqui”, afirma José Valdo, um itabaianense que batizou seu pequeno mercadinho no bairro América com o nome de sua cidade natal assim que o comprou.

“SINÔNIMO DE PREÇO BAIXO”

Alessandro Calazans buscou em suas raízes o nome para a sua mercearia

Além de venderem diversos produtos, inclusive em bairros onde os supermercados ficam mais distantes, os preços acabam se tornando um atrativo para os consumidores. Para o comerciante Alessandro Calazans, aracajuano de nascimento, mas de raízes itabaianenses, as mercearias Itabaiana significam preço baixo. E é com esse lema que ele vende de tudo em sua mercearia Itabaiana no Conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão.

“O nome Itabaiana representa o baixo preço. Aqui eu vendo de tudo: pão, produtos de higiene e limpeza, alimentos, etc. A mercearia tem importância no quesito comodidade e praticidade para os consumidores. Variedade com ótimos preços”, comenta.

As mercearias Itabaiana já se tornaram pontos de referência para os moradores dos bairros em que estão localizadas. Além disso elas são uma solução para quem, por algum motivo, tem mais dificuldade de fazer compras nos grandes supermercados da cidade ou para quem precisa comprar produtos perecíveis com frequência.

“Mesmo fazendo compras para o mês no supermercado, eu acabo recorrendo a essas mercearias para comprar produtos perecíveis, como verduras, queijo e presunto, ao longo do mês. Elas têm preços mais baratos e tem menos filas que os supermercados”, comenta uma das consumidoras.

Anterior 1º Lote do espetáculo “2A Morte é uma piada2” está disponível
Próximo Valério Araújo faz tributo a Cazuza no Tequila Café em Aracaju