Reforma do Teatro Tobias Barreto vai custar R$ 15 milhões


Obra faz parte de uma parceria entre o Governo e Celse

O Teatro Tobias Barreto foi fechado para reforma em agosto e a obra já foi iniciada. A obra faz parte de uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e as Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), que aconteceu por meio de um Protocolo de Intenções, com vigência de cinco anos e orçada em R$ 15 milhões. Esta é a primeira grande reforma do teatro desde a inauguração

Apesar da parceria firmada, o investimento não faz parte da verba compensatória do Governo, mas inteiramente da Celse, que visa à restauração dos prédios públicos como forma de preservação cultural do patrimônio histórico e social do Estado.

Para a diretora do Teatro Tobias Barreto, Simone Fontes, as mudanças são essenciais para o oferecimento de um espaço melhor para o público e os artistas.

“Vamos dar uma maior segurança gradeando todo o estacionamento, bem como toda a central de refrigeração, poltronas e carpetes, além de toda a parte cênica, telhado e pintura. Depois da reforma ficará muito mais confortável receber os artistas locais e nacionais e a nossa população”, enfatiza.

Cultura
O Teatro Tobias Barreto é um espaço muito importante para a cultura. Simone explica a mudança temporária dos eventos. “Essa reforma vai favorecer a todas as áreas da cultura. Ajustamos todos os eventos agendados para o Teatro Atheneu, e para outros espaços da cultura, como o Centro de Criatividade. O Teatro, que já era lindo, agora vai ficar muito mais elegante e confortável”, garante.

O TTB possui um sistema de iluminação sofisticado, controlado por mesa computadorizada, 1.328 poltronas, divididas entre plateia e mezanino, 11 camarins, seis salas para tradução simultânea, uma para ensaio de orquestra e uma para ballet, além de espaço para exposições, pequenas recepções, oficinas de teatro, estacionamento e área livre.

O secretário de Estado da Cultura (Secult), João Augusto Gama da Silva, comemorou a reforma do teatro. “Este espaço de diversificadas apresentações, shows e espetáculos passa por uma reforma geral em todas as suas dependências, para melhor recepcionar as Companhias e acomodar o público, a previsão é que a obra seja concluída em seis meses.

Teatro
Inaugurado em 17 de março de 2002, o Teatro Tobias Barreto (TTB), trouxe mais vida para Aracaju, proporcionando aos cidadãos uma vida cultural com mais conhecimento e lazer.

O teatro passa por reformas e suas portas estão fechadas para logo mais possibilitar uma melhor acessibilidade, comodidade e conforto para o público sergipano. Segurança, acessibilidade, refrigeração e disposição mais organizada de acervos são quesitos priorizados durante a reforma.

A reforma se estenderá por um período predeterminado de 180 dias, devendo o TTB ser reinaugurado no início de 2019. A reforma consiste na mudança do carpete, troca das poltronas, iluminação cênica, pintura interna e externa, refrigeração, melhor acessibilidade.

 

Anterior Luanzinho Moraes lança novo álbum nesta quinta-feira
Próximo Vitória Borges é presença garantida durante Festival de Ginástica