Eleições: 75% dos brasileiros temem ter voto influenciado por fake news, revela pesquisa


Lucas Pordeus Leon
EBC

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, o Serviço de Proteção ao Crédito, revelou que 75% dos brasileiros tem medo de ter o voto influenciado por Fakes News ou as notícias falsas.

O número sobe para 82% no caso de entrevistados menores de 34 anos. A pesquisa ainda informou que apenas 60% das pessoas procuram checar a veracidade daquilo que recebem.

Vinte e dois por  cento checam as informações só de vez em quando e 18% nunca procuram se certificar ou raramente buscam saber se a notícia é falsa. Já a maioria, 62%, diz não ter hábito de compartilhar notícias sobre política.

Dos que tomam algum cuidado para saber a veracidade da informação, mais da metade, ou 52%, conferem a fonte da notícia para saber se ela tem credibilidade; 45% pesquisam a notícia no google ou outro buscador; E cerca de dois de cada três entrevistados, ou 67%, dizem não ler a íntegra da informação que compartilham.

A pesquisa ainda revelou que apenas 29% das pessoas acompanham horário eleitoral gratuito para se informar das propostas.

Segundo o levantamento, os debates na TV são o principal meio de informação sobre as propostas dos candidatos à presidência, 67% dos entrevistados se informam pelos debates. 40% se informam na internet e 34% em matérias jornalísticas. Já 30% dos entrevistados se informam nas conversas com parentes e amigos.

A pesquisa realizada pelos Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil ouviu 800 pessoas de diferentes gêneros, e de todas as classes sociais, sempre acima dos 18 anos, nas 27 capitais do país. A margem de erro considerada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Anterior Vitória Borges é presença garantida durante Festival de Ginástica
Próximo Com Enem, horário de verão começa no dia 18 de novembro