O passeio da Tieta


Os coqueiros “Romeu e Julieta” apareciam na abertura da novela (Fotos: Divulgação)

Quase 30 anos depois da novela, Mangue Seco ainda atrai turistas

Quase 30 anos depois de ser exibida pela TV Globo, a novela Tieta continua na memória dos brasileiros. Seja pelo seu tema alegre de abertura, a música “Tieta“ de Luiz Caldas, ou pelos cenários paradisíacos mostrados na novela protagonizada por Betty Faria. Mas fato é que, desde 1989, quando a novela foi ao ar, turistas do Brasil e do mundo começaram a procurar agências de turismo para conhecer o local onde a novela foi filmada.

Turistas visitam até hoje os cenários da novela

A pequena vila de pescadores que fica na divisa entre Sergipe e Bahia até hoje recebe diariamente turistas das mais diferentes idades. De bebês a pessoas com quase 80 anos. “Muitas pessoas chegam aqui na agência já perguntando sobre o ‘passeio de Tieta’ porque lembram da novela”, comenta a agente de viagem Eloiza Helena Gomes.

Localizada às margens do Rio Real, a pequena vila de pescadores possui cerca de 200 habitantes e ficou mundialmente conhecida por servir de cenário para a novela inspirada no livro “Tieta da Agreste”, de Jorge Amado. Mas é preciso ter um pouco de paciência para chegar até o local.

“Saindo de Aracaju, seguimos de van até o Porto do Cavalo, uma viagem que dura 50 minutos. E lá pegamos a escuna que nos leva até o município de Jandaíra, já na Bahia, onde fica a vila de Mangue Seco”, explica a agente de viagem.

RESQUÍCIOS DA NOVELA

Turistas podem visitar a casa de Tieta

A pequena vila ainda guarda muito do que foi visto na novela inspirada na obra de Jorge Amado. A casa de Tieta e Perpétua (Joana Fomm) segue aberta ao público, agora como uma sorveteria, a Recanto da dona Sula, de uma das primas do autor baiano.

Os turistas ainda podem passear de buggy pelas dunas onde a jovem Tieta, vivida por Cláudia Ohana, pastoreava suas cabritas e vivia tórridos romances. O passeio é feito pela cooperativa da cidade e, através das areias, leva os turistas até a praia e para o Restaurante e Pousada Fantasias do Agreste, onde podem experimentar a culinária local, como a moqueca de surubim com pirão e a mariscada.

“A vila é bem pequena e os turistas podem ver alguns cenários da novela. Como a Igreja de Bela Vista de Santa Cruz e, até mesmo, o par de coqueiros conhecido como Romeu e Julieta, que aparece na abertura da novela”, comenta Eloiza.

O trajeto até Mangue Seco inclui passeio de escuna
Previous Tudo sobre o Enchefs-SE 2018
Next 9 em cada 10 pessoas acreditam que produção de alimentos não impacta o meio ambiente