Dia Nacional da Cultura, da Língua Portuguesa e o do Cinema Brasileiro são celebrados hoje


Quadrilha. Cultura sergipana. Foto: reprodução da internet

No dia 05 de novembro o país celebra o Dia Nacional da Cultura, da Língua Portuguesa e do Cinema Brasileiro. Data  importante para enaltecer três importantes pilares para o país.

Rui Barbosa. Foto: reprodução da internet

O Dia Nacional da Cultura foi criado em 15 de maio de 1970, por meio da lei nº 5579, em alusão ao nascimento do polímata brasileiro e defensor das liberdades civis, Rui Barbosa (5 de novembro de 1849). O Ministério da Cultura realiza anualmente em Brasília a Ordem do Mérito Cultural (OMC), que visa premiar pessoas e entidades contribuíram para valorizar a cultura no Brasil.

O Dia Nacional da Língua Portuguesa foi criado a partir do decreto de lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, em que foi estipulado para ser celebrado no dia 5 de novembro. A data também faz alusão a Rui Barbosa. O idioma é a sexta língua mais falada do mundo e existe em nove países como: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau.

Já o Dia do Cinema Brasileiro é em homenagem a primeira exibição pública de cinema no país, realizada no Rio de Janeiro em 1896, pelo ítalo-brasileiro Afonso Segreto, ele que foi o primeiro cinegrafista e diretor do país que registrou as primeiras imagens em movimento no território brasileiro, na entrada da baía de Guanabara a bordo do navio francês Brésil.

Afonso Segreto. Foto: reprodução da internet
Anterior Estudo diz que Mbappé da França é o jogador mais caro do mundo
Próximo Profissões da Moda