Natal chega mais cedo para aquecer as vendas do comércio


Expectativa é que vendas aumentem 10% neste ano

Faltando 50 dias para o Natal, o comércio sergipano já está no clima do período mais aguardado do ano para aquecer as vendas. Os comerciantes apostam na decoração natalina, renovação das vitrines e lançamentos de promoções para atrair os clientes. O Natal chegou mais cedo neste ano no Centro Comercial de Aracaju, nos shoppings centers e até mesmo nas fachadas de empresas. Segundo o indicador da Serasa Experian, em 2017, após três anos de queda, as vendas cresceram mais de 5% e para este ano a expectativa é que o faturamento aumente em até 10%

“As vendas voltaram a subir e aumentaram em 5,6% no ano passado. O resultado reverteu três anos consecutivos de queda e registrou o melhor desempenho desde 2011. Temos motivos para comemorar e para este ano as expectativas são ainda melhores. Os lojistas estão investindo e o faturamento deve crescer ainda mais”, explica o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Breno Barreto.
Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, a recuperação da renda real dos consumidores, a melhora dos níveis de confiança e a retomada da expansão do crédito com a queda dos juros, estimularam as vendas do Natal do ano passado e os fatores devem continuar neste ano.

Natal antecipado
A chegada prematura da decoração de Natal surpreende muitos consumidores e provoca a sensação de que o ano termina cada vez mais rápido. “Eu amo o Natal mas fiquei com o coração apertado quando cheguei no shopping e vi a praça de eventos decorada. Percebi que o ano está terminando e ainda não fiz metade das metas que estabeleci, mas é tempo de comemorar e agradecer a Deus por mais um ano. Claro que vou fazer as minhas compras e presentear todos da família, já vou começar a pensar na ceia de Natal também”, revelou a professora Bartira Menezes.

A empresária Claudia Souza tem uma loja de roupas no Bairro 13 de Julho em Aracaju e disse que já está pronta para a temporada. “Os estoques da loja já foram reforçados e o fluxo de clientes começa a aumentar. Ninguém quer deixar para fazer as compras em cima da hora porque a oferta vai diminuir. A hora de comprar é essa para poder escolher peças com qualidade e bom preço. Minha loja já está no clima natalino e os clientes aprovam”, vibra.

Já o lojista do ramo de sapatos, Júlio Ribeiro, discorda da antecipação da data. “O Natal é o melhor período do ano mas acho que tudo tem seu tempo certo. A decoração da minha loja só fica pronta no início de dezembro. É a hora que os clientes começam a se planejar para fazer as compras que só são concretizadas quando os trabalhadores recebem o 13º salário” rebate.

Aquecimento nas vendas
De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC, o Natal é a data de maior faturamento do comércio e fica na frente do Dias das Mães, Dia das Crianças e Carnaval e Dia dos Pais. “O Natal é a melhor data do ano e temos que aproveitar o período para faturar, mas é necessário investir. Sempre faço contratações temporárias para atender bem a demanda. Todos entram no clima da data e comemoram os resultados”, disse Antônio Moura que tem uma loja em um shopping de Aracaju que vende calçados.

“Quanto mais cedo a gente começar a enfeitar as lojas, mais cedo começam as vendas de final de ano. Alguns comerciantes exageram e enfeitam as vitrines já no mês de outubro, mas eu espero sempre pelo mês de novembro”, completa Moura.

Segundo o gerente de uma loja de cosméticos localizada em um shopping, Alexandre Pereira, o Natal é uma data tradicionalmente importante para o comércio e sempre traz aquecimento nas vendas dos lojistas. “O investimento com a decoração vale à pena, porque o empreendimento se transforma em ponto de visitação. O shopping é um local onde as pessoas encontram opções variadas de entretenimento, lazer e compras. Os enfeites natalinos tornam o local ainda mais alegre e iluminado, e contribui para o aumento no fluxo de pessoas que circulam aqui a procura de presentes para toda a família. A decoração antecipada faz com que o consumidor antecipe suas compras entusiasmado pelo clima natalino e pela comodidade”, reforça.

Anterior PRF encerra Operação Finados 2018
Próximo Grupo realiza bazar em prol de pacientes com câncer e pessoas com deficiência auditiva