Inscrições para o Programa Mais Médicos começam nesta quarta-feira (21)


(Foto: Divulgação/OPAS)

As inscrições para preencher as vagas abertas pela saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos começam a partir das 8h desta quarta-feira (21) e vai até o dia 25 (domingo) deste mês. Segundo o edital publicado nessa terça-feira (20) pelo Diário Oficial da União, poderão se inscrever os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país. As inscrições serão realizadas através do portal maismedicos.gov.br.

Segundo o Ministério da Saúde, o início das atividades está previsto para o dia 3 de dezembro. São ofertadas 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos da cooperação com Cuba.

“Estamos disponibilizando um sistema que o médico poderá acessar, fazer seu cadastro e escolher o estado e cidade que quer atuar. Se houver vaga, poderá acessar. Vamos dizer que numa cidade há 10 vagas. Os 10 primeiros médicos que acessarem e atenderem aos requisitos vão consumir essas vagas e elas serão retiradas do sistema”, explica o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Os médicos aprovados deverão se apresentar nos municípios escolhidos a partir do dia 3 de dezembro para homologar a contratação e começar a trabalhar. O prazo final para que os médicos aprovados se apresentem é dia 7 de dezembro, às 18h. Caso não compareçam, os médicos serão eliminados do processo e a vaga será disponibilizada novamente no sistema de inscrição do Ministério da Saúde.

No último dia 14, o governo de Cuba informou que iria retirar os seus mais de 8 mil médicos do programa Mais Médicos após declarações “ameaçadoras e depreciativas” do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que anunciou mudanças “inaceitáveis” no projeto.

Previous Diretores da Rede Primavera participam de capacitação
Next Confira os jogos desta quarta-feira do Brasileirão. Palmeiras pode ser campeão.