A natureza pode estar presente na decoração trazendo harmonia ao ambiente


Os amantes de natureza podem trazer um pouquinho dela para dentro de casa, cultivar plantas pode ser uma tarefa prazerosa e deixar o ambiente do seu lar mais harmonioso e agradável. O designer de interiores, Nilson Felix, explica por que as plantas são uma tendência na decoração.

“Transformar o espaço em um ambiente equilibrado e com tranquilidade é de fato um dos motivos mais importantes da decoração com plantas. Trazer a natureza para o ambiente continua sendo uma tendência forte podendo ser artificial ou não, como também em objetos e elementos”, conta.
Nilson destaca que as plantas servem mais do que só para decorar.“Plantas
decoram, aromatizam, purificam o ar, trazem a beleza da natureza para dentro do seu lar, entre tantos outros benefícios, mas uma das vantagens mais importantes é a de que manter esse contato com o verde é uma das melhores formas de relaxar”.

O designer de interiores explica que na hora de escolher uma planta natural é preciso pensar no local onde ela estará. “Não é nada fácil escolher uma planta como artigo de decoração, mas não impossível. E quando pensamos em apartamento torna-se uma dificuldade maior, devido ao ambiente e ao espaço. Para fazer a escolha certa é necessário observar o local para saber sobre a quantidade de luz direta ou indireta, se é passagem ou até mesmo a intensidade de vento. Podemos citar como exemplo a sala de estar que é sempre bom colocar plantas de sombra ou meia sombra, tipo pacova e palmeira de sombra, pois essas plantas preferem receber apenas a claridade do sol sem a necessidade do contato direto com a luz do sol”, explica.

Nilson ainda comenta sobre como inserir plantas em ambientes com pouca luz e umidade. “Há tempos que as plantas começaram a invadir de uma forma saudável todos os ambientes da casa, as aquáticas é um grande exemplo para banheiros e cozinhas, as suculentas para quartos e salas, e na varanda as palmeiras com clima tropical”, cita.

E na hora da composição da decoração o designer de interiores destaca que basta usar a criatividade. “Depois de escolher a espécie ideal, use a imaginação, as plantas passam harmonia e tranquilidade para qualquer ambiente, trazendo consigo uma linha de conforto.

Coloque-as junto de porta retratos, bancadas, mesa de centro, livros ou até mesmo suspensas, mais prefira lugares que fazem parte do seu dia a dia, o ambiente ficará elegante e aconchegante”, comenta.

Para aqueles que querem a planta dentro de casa, mas não sabem quais são os cuidados para manter-la viva o designer de interiores dá algumas dicas. “Para garantir a vida da planta é muito importante observar os tipos de regas, as plantas de sol precisam ser regadas com maior frequência dependendo da espécie, insolação e local, já as plantas internas devem ser regadas de uma a duas vezes no máximo por semana dependendo da espécie. Os cuidados são poucos, basta ter atenção nas características da planta e do espaço”, conta.

Uma opção para quem não quer ter o trabalho de cuidar das plantas são as artificiais, como Nilson Felix explica. “Atualmente no mercado encontramos vários modelos de plantas artificiais, as de silicone que possuem aparência de plantas naturais estão ganhando espaço principalmente para aquelas pessoas que não tem tempo de cuidar e que viajam muito, mas as plantas naturais têm seu valor e charme pois elas mudam de coloração durante o ano, sem falar no perfume que exalam”, diz.

Previous Verão pode aumentar o risco de infecções na região intima da mulher
Next Jair Bolsonaro toma posse na terça (1); acompanhe no Cinform