Academia movimenta a literatura de cordel em Sergipe


37 imortais são acadêmicos titulares da primeira agremiação

Quase dois anos após a instalação da Academia Sergipana de Cordel (ASC), cordelistas, escritores, poetas e amantes da literatura comemoram a inauguração que trouxe mais valorização para a literatura de cordel em Sergipe. A Academia foi fundada no dia 19 de julho de 2017, no Dia Mundial de Cordel, em homenagem ao poeta João Firmino Cabral, patrono da instituição. A solenidade ocorreu no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. A ASC possui 37 imortais que tomaram posse como acadêmicos titulares da primeira agremiação de Sergipe voltada para o Cordel.

“A Academia Sergipana de Cordel fará 2 anos em julho. Neste período, muito já foi feito, mas o coletivo de cordelistas compreende que ainda há muito a se fazer para que a Literatura de Cordel seja dignamente conhecida e valorizada”, reconhece Izabel Nascimento, presidente da ASC.

A cordelista faz um balanço das atividades realizadas em 2018. “No ano passado fizemos a publicação da I Antologia das Mulheres do Cordel Sergipano – Das Neves Às Nuvens’, primeira obra desta modalidade poética exclusivamente feita por mulheres. Também foi destaque no Cordel brasileiro a criação da Rádio Cordel Sergipe, uma rádio WEB cuja pauta é a Literatura de Cordel. O lançamento da RCS aconteceu no aniversário de 1 ano da Academia, quando se realizou a I Feira de Cordel, com participação de artistas sergipanos, numa bela festa”, orgulha-se.

Para 2019, a ASC promete continuar o trabalho realizado com comprometimento em prol da valorização da literatura e também dos cordelistas. “Algumas surpresas para os apreciadores da Literatura de Cordel estão sendo carinhosamente preparadas, já para o primeiro semestre. O nosso principal desafio é fazer com que as pessoas compreendam o verdadeiramente valor do Cordel”, adiante Izabel Nascimento.

A Academia de Cordel, diferente das demais Academias Literárias, não se limitará ao quantitativo de 40 cadeiras, tendo a substituição apenas por ocasião de morte de algum membro. “A ASC deixa aberto o rol dos poetas e poetisas que irão ingressar na ASC com a finalidade de agregar e fortalecer a nossa Literatura. A aprovação do nome se da pela direção da Diretoria da ASC”, explica a presidente.

Valorização
O jornalista e cordelista, Thiago Barbosa, que é membro da Academia Sergipana de Cordel disse que a chegada da ASC foi muito importante para cordel sergipano.

“A academia foi extremamente importante para o movimento do cordel. Deu mais visibilidade aos poetas e estimulou o trabalho coordenado dos integrantes. A reunião dos cordelistas, a proximidade, o diálogo constante ajudaram a desenvolver projetos grandiosos, como o livro que as meninas publicaram”, vibra.

Thiago Barbosa disse que a academia aproximou mais os cordelistas. “A troca de ideias tem sido produtiva, e um ajuda o outro nas publicações. É uma somação de esforços. A ideia é continuar assim, pensando em novos projetos editoriais e também promovendo eventos culturais que ajudem a difundir o cordel”, planeja.

Imortal
O sucesso foi tão grande que muitos cordelistas estão de olho nas cadeiras da Academia Sergipana de Cordel que tem a missão de valorizar a literatura cordelista e consagrá-la como marco na história de Sergipe.

“O dia da inauguração foi um marco na história do cordel em Sergipe. Fizemos uma homenagem a José Firmino Cabral, referência do cordel no Brasil e no mundo, que foi escolhido para ser o nosso patrono. Todos que foram empossados beberam da fonte cultural que ele deixou e um dos nossos compromissos é eternizar a memória de José Firmino, assim como o trabalho de todos os cordelistas de Sergipe”, disse Izabel Nascimento durante seu discurso.

Cada membro tomou posse levando um patrono para sua cadeira. O patrono é uma pessoa já falecida que teve importância política, progressista, histórica, educacional ou cultural para alguns dos municípios que compõem o território de Sergipe.

Previous Lula Ribeiro estreia nova temporada de projeto em Aracaju
Next Segredos do piso na hora da construção ou reforma