Hemocentro realiza mais de 6 mil novos cadastros de medula óssea


O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) ganhou 6.879 novos cadastros para doador de medula óssea em 2018. Em Sergipe, o cadastro é realizado através da gerência de Captação de Doadores que tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o serviço e os métodos de realização do transplante de medula óssea.

“A instituição trabalha com ferramentas como palestras e o acolhimento junto aos voluntários, onde prestamos informações sobre os procedimentos que antecedem a realização do procedimento”, disse a gerente de Captação, Josceline Souza.

De acordo com o Hemocentro o número de cadastros nos meses de maio e setembro foram os mais altos com 1.739 e 1.592 respectivamente. Nesses períodos, a instituição realizou coletas externas através de parcerias com instituições e empresas, a exemplo da Faculdade Estácio de Sergipe (Fase), Universidade Tiradentes (Unit), Escola de Enfermagem Santa Barbara, dentre outros.

Indicação

A medula óssea é um tecido encontrado no interior dos ossos que tem a função de produzir os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.  O transplante é indicado para o tratamento de pessoas com diagnóstico de leucemias, linfomas, anemias graves, hemoglobinopatias, imunodeficiências congênitas, mieloma múltiplo, doenças autoimunes, dentre outras enfermidades.

Critérios

Para fazer o cadastro de medula óssea é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e não ter doenças infecciosas (hepatite, Chagas, HIV, sífilis) e outros problemas como diabetes, câncer e doenças específicas do sangue. Os voluntários preenchem um formulário com informações pessoais e doa uma amostra com 5 ml de sangue. O material é encaminhado para o teste de Histocompatibilidade (HLA), que verifica as características genéticas entre o doador e o receptor, inscritos no Redome e no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Previous CINFORMANDO: EXTINÇÃO DO MT1
Next Segurança Eletrônica é com a Smart Seg