Encontro Cultural atrai multidão em Laranjeiras


????????????????????????????????????

A 44ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras que começou no último fim de semana segue até o próximo domingo (13) e está atraindo para o município milhares de sergipanos e turistas. O evento fortalece a cultura local e mantém viva a tradição de valorizar as raízes artísticas. Esta edição conta com grupos folclóricos, circuito de oficinas, xilogravuras, pintura em tecido, percussão popular e dezenas de atrações musicais.

O encontro enche as ruas histórias de cores e o público respira as manifestações culturais pelos quatro cantos da cidade. Toda a programação é aberta e é gratuita. O festival realizado desde 1975, dispõe de espaços para oficinas, exposições, teatro, simpósio, cortejo folclórico, festival de música, artesanato, culinária e shows.

“Laranjeiras é uma cidade muito importante para a cultura do Brasil e o encontro consegue resistir ao tempo e manter toda a história, cultura e arte do povo. O encontro resiste o tempo e se fortalece sempre atraindo milhares de pessoas para a cidade”, explica o historiador José Pires Xavier.

Oficinas culturais
A programação do encontro conta com oficinas que estão sendo realizadas em diversos pontos de forma simultânea com circo, escola, customização em cangas e pinturas, afrocontos a abayomis com bonecas negras, percussão popular, violão, percussão, bateria, técnica vocal, metais, palhetas e canto e prática de conjunto musical.

“As oficinas são mais um atrativo para os jovens que participam do encontro cultural. Eles aprendem com alegria e aproveitam este momento de férias com as oficinas. Tudo é ofertado de forma gratuita e a procura está muito grande”, comemora a professora Ana Amélia Oliveira.

O estudante do ensino fundamental Matheus Silva participou da oficina de canto e está entusiasmado com o resultado. “Minha maior diversão é cantar em casa e agora tive a oportunidade de aprender técnicas de e estou empolgado para investir na carreira. Ser cantor é o meu maior sonho”, vibra.

Simpósio do encontro
O Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras foi encerrado hoje dentro da programação especial. Tendo como tema central ‘Cultura Popular’, o encontro reuniu artistas de rua, músicos, profissionais da cultura de diversos municípios de Sergipe, pesquisadores e agentes culturais de várias partes do país para debater sobre estas manifestações, verificando questões históricas, tendências e políticas públicas sobre o tema.

Entre os palestrantes deste ano estiveram os secretários de Estado da Cultura do Ceará, Fabiano Piuba, e de Pernambuco, Marcelino Granja, além de mestres da cultura popular dos dois estados e de Laranjeiras.
De acordo com o superintendente executivo da Secult, Irineu Fontes, o Simpósio é uma grande oportunidade que a comunidade tem de discutir o futuro das políticas culturais de Sergipe e do Brasil. “Durante três dias, trazemos para Laranjeiras grandes nomes da Cultura no país e transformamos a cidade, que já é um grande polo de cultura popular, no centro das atenções dessas discussões”, destaca.

Programação musical
A programação musical começa nesta quinta-feira e segue até o último dia da festa, no domingo, na Praça Matriz, Rua Engenheiro Xavantes, Praça de Eventos e Centro De Tradições.

Entre as principais atrações estão: É o Tchan, Peruano, Cavaleiros Do Forró, Unha Pintada, Devinho Novaes, Harmonia Do Samba, Luanzinho Moraes, Banda Seeway, Galã do Brega, Manuh Araújo, Sisal Hoots,Treyta, Chorinho De Aurélio, Júnior do Cavaco, Orquestra Sanfônica De Sergipe, Banda Swing Bom, Banda Afoxé Omo Oxum, Banda Vulcão Love, Swing Do Gueto, Luth Rogeris, Pablo 10, Rafinha Lima, Henrique Show, Cláudio Paixão e As Patricinhas do Forró.

Previous Xanddy comemora título de Cidadão Sergipano
Next Como você apresenta os seus produtos nas redes sociais?