Semáforos inteligentes são implantados no trânsito de Aracaju


A Prefeitura de Aracaju está implantando os semáforos inteligentes nos cruzamentos da capital. De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), os novos semáforos vão funcionar de forma integrada e de acordo com a necessidade do fluxo de veículos de Aracaju.
A ação faz parte do plano de Mobilidade Urbana e recebeu investimentos de R$ 140 milhões. Adotados pelas cidades mais modernas do mundo, como Nova York, os semáforos inteligentes vão garantir, aos aracajuanos, mais segurança no trânsito.

Durante a instalação nesta semana, o trânsito ficou lento nos locais. Foram implantados os semáforos inteligentes nos cruzamentos entre a Avenida Heráclito Rolemberg com avenida Hildete Falcão; Avenida Hildete Falcão com Avenida Júlio César Leite; Avenida José Carlos Silva com Avenida Hildete Falcão; Avenida Senador Júlio César Leita com Avenida Melicio Machado; Avenida José Carlos Silva com Avenida Antônio Alves, Avenida José Carlos Silva com Rua Firmino Fontes; Avenida Anisio Azevedo com Rua Cedro e Avenida Anísio Azevedo com Rua Guilhermino Rezende.

Sistema inteligente
Os semáforos fazem parte do sistema inteligente de ajuste e sincronização de tempo fixo que melhora o fluxo de trânsito, reduzindo atrasos e paradas em até 30%.

O sistema que é referência em países como Estados Unidos, Japão e China consegue reduzir os congestionamentos de tráfego e aumenta a velocidade de circulação do trânsito com segurança. Os semáforos são capazes de perceber o volume de tráfego a cada instante e, em função disso, abrir a luz verde ou fechar a passagem para os veículos em um determinado sentido para tornar o tráfego mais fluído.

“O trânsito de Aracaju está muito complicado. Moro na Aruana e trabalho no Centro, há três anos eu fazia este percurso em 30 minutos em horário de pico, agora faço com o dobro do tempo. Não consigo mais voltar para almoçar em casa, passo o dia no trabalho e almoço perto da empresa para ganhar tempo. Espero que a chegada dos semáforos melhore a fluidez do trânsito e Aracaju volte a ser uma cidade com trânsito tranquilo”, administrador Roberto Viana.

Sinais sincronizados
Em São Paulo os semáforos já são uma realidade e estão colaborando com o fluidez do trânsito da maior metrópole do país. Atento a novidade de inteligência artificial, o engenheiro eletrônico, Bruno Serno apresentou uma tese de mestrado sobre o assunto na Escola Politécnica da USP.

O projeto de Bruno criou o Genpolis que é um simulador virtual que, a partir do número de carros e da velocidade com que eles circulam numa grande avenida ou região de uma cidade, por exemplo, determina os melhores tempos de verde e vermelho de cada sinal, para melhorar a fluidez do tráfego.

O sistema gerou um plano semafórico e planejou os tempos dos sinais sincronizados de seis cruzamentos de avenidas movimentadas. O plano foi elaborado para os horários de pico da manhã e da tarde.

“A melhora da fluidez do trânsito foi tão boa que a prefeitura decidiu manter os planos resultantes das simulações. Foi possível observar um nítido ganho de fluidez e redução das filas de carros. Além de diminuir os congestionamentos, os semáforos inteligentes possibilitam a redução na emissão de poluentes. O modelo que foi testado e aprovado em São Paulo tem tudo para desafogar o trânsito das cidades maiores do Brasil. Em Aracaju o resultado vai ser imediato também com a chegada dos equipamentos inteligentes”, aposta.

Previous Aracaju já está no clima do Fest Verão Sergipe
Next Fotografia é tendência na decoração