Após duas mortes, Desipe transfere 39 presos do presídio de São Cristóvão


O Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf) fica localizado no bairro Santa Maria (Foto: Julia Freitas)

O Departamento do Sistema Penitenciário de Sergipe (Desipe) transferiu 39 presos do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, para o Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria, em Aracaju. Essa transferência, que ocorreu da tarde desta quinta-feira (31), teve como objetivo evitar novos confrontos dentro da unidade, a exemplo dos dois recentes quando dois internos morreram.

Segundo o secretário de Justiça e de Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, essa medida foi de extrema importância, pois desarticula grupos rivais que, nos últimos dois dias quebraram, de forma negativa, a rotina do complexo penitenciário na região metropolitana da capital.

A confusão entre dois grupos rivais provocou as mortes de Wesley Santos Silva, 33 anos, e de Marcos José Lima Queiroz, 24 anos. As duas mortes ocorreram na ala B do Pavilhão 3, por isso, o Desipe decidiu transferir todos os internos que estavam alojados naquela ala.

A direção do Copemcan abriu um procedimento administrativo disciplinar para apurar os fatos, enquanto que a Polícia Civil instaurou os inquéritos. Os episódios também estão sendo investigados pela Corregedoria da Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor.

FAMILIARES CONTESTAM VERSÃO DA SEJUC

Familiares do interno Wesley Santos da Silva, morto na quarta-feira (30), contestam a versão da Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) de que ele teria sido assassinado após se envolver em uma confusão dentro do Copemcan.

Segundo o vereador Anderson de Tuca, irmão da vítima, o laudo do Instituto Médico Legal de Sergipe (IML) indica que a morte de Wesley foi provocada por um tiro de arma de fogo. O vereador questiona como os detentos tiveram acesso a arma e quem fez o disparo.

Previous China dá início a celebrações de novo ano; porco vai reger o período
Next Comandada por Maia, cerimônia de posse de deputados começa na Câmara