Laboratório de análises clínicas do Huse realizou 740 mil exames


Responsável pela realização de exames em caráter de emergência e urgência, o laboratório de análises clínicas do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), complementa a assistência, definindo disgnóstico e dando suporte na tomada de decisão de conduta clínica. O serviço funciona em regime de 24 horas e visa atender todas as unidades assistenciais. Em 2018, foi responsável pela realização de 741.328 exames laboratoriais, distribuídos por áreas solicitadas, sendo que desse total, 359.633 foram do Pronto Socorro Adulto, 66.852 foram do Pronto Socorro Pediátrico, 227.371 foram do Internamento (Alas), 87.472 foram do Ambulatório da Oncologia.

Com relação à produção do ano anterior (2017), foi registrado um crescimento significativo de 23,7% na demanda de exames, que se deve ao fato do hospital ser “porta aberta”, acolhendo as demandas da rede básica e hospitalar de saúde, que passaram por momentos críticos em 2018, convergindo o atendimento para o Huse.

O laboratório do Huse conta com uma equipe de 67 profissionais, entre eles estão os biomédicos, técnicos de laboratório, auxiliares administrativos e executores de serviços básicos, que trabalham somando esforços a fim de apresentarem resultados diagnósticos em menor tempo, associado a maior qualidade. De acordo com a responsável técnica do laboratório do Huse, Deborah Karlla Gomes, o hospital também conta com serviços de exames terceirizados.

“Esses exames são para as demandas específicas e que não constam no menu dos exames de urgência e emergência, mas que são essenciais na condução de diagnóstico e tratamento dos pacientes internados com permanência prolongada. Ainda dentro das funções do laboratório, ele funciona como campo de estágio para alunos dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Patologia Clínica, das universidades locais e escolas técnicas de saúde, recebendo em média dez alunos por ano”, explicou.

Tipos de Exames

Em 2018, foram realizados diversos tipos de exames no laboratório do Huse. Foram 162.183 exames hematológicos, 521.100 bioquímicos, 39.658 exames de coagulação, 14.673 exames de sumário de urina e 3.714 exames de imunologia. Para se alcançar esses resultados, o laboratório possui equipamentos modernos e de grande porte como o analisador bioquímico ARCHITECT Ci8200, o analisador hematológico Cell Dyn Ruby e o coagulômetro automatizado Q-NEXT Vyttra, capazes de realizar grandes quantidades de exames no menor tempo possível.

“Para este ano, a meta é pensar na melhoria do tempo resposta através de implantação de sistema de informática e da central de exames, implantação de novos diagnósticos focados no monitoramento de pacientes da UTI e Oncológicos, capacitar os servidores objetivando atendimento humanizado, realização do ciclo de educação continuada de serviços do laboratório”, pontuou Deborah Karlla.

Fonte: Governo de Sergipe

Previous Papa faz visita histórica à Península Arábica
Next Moro nega que projeto anticrime signifique licença para matar