Produção industrial avança pelo segundo ano consecutivo, aponta IBGE


(Foto: Alejandro Zambrana/ASN)

Seguindo a recuperação econômica do país, a produção da indústria nacional subiu 0,2% em dezembro de 2018 frente ao mês anterior (série com ajuste sazonal). No acumulado, o crescimento foi de 1,1%, mas com ritmo abaixo do verificado em 2017 (2,5%), quando interrompeu três anos seguidos de taxas negativas.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado, 13 dos 26 ramos industriais registraram crescimento, com destaque para o setor automotivo, que cresceu expressivos 12,6% no período. Setores como o de metalurgia (4%), produtos de papel (4,9%), indústrias extrativas (1,3%) e produtos farmoquímicos (6,1%) também foram importantes para consolidar a recuperação da indústria nacional.

Já entre as atividades em queda, os produtos alimentícios (-5,1%) deram a contribuição negativa mais intensa. Destacam-se também os resultados negativos de confecção de artigos do vestuário e acessórios (-3,3%) e de couro, artigos para viagem e calçados (-2,3%).

Previous Estrada de acesso à zona rural de Brumadinho será liberada em 15 dias
Next Sobe para cinco o número de mortos devido à chuva; Rio está em estágio de crise