Má gestão: maior causa para o fechamento de um negócio


Investir em capacitação aumenta chance de sobrevivência das empresas (Foto: Divulgação/UMC)

Muitas empresas fecham suas portas por quebra, na maioria das vezes motivada por deficiência nos processos de gerenciamento

Nos últimos cinco anos, quase 20 mil sergipanos decidiram abrir seu próprio negócio, mas, por outro lado, o sonho de ter uma empresa deixou de ser uma realidade para outras 13,5 mil pessoas, que, por diferentes motivos encerraram seus empreendimentos. Os dados são da Junta Comercial de Sergipe (Jucese).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar de não ser possível apontar um único fator determinante, pouco mais de 60% das empresas costumam fechar as portas cinco anos após serem criadas.

“O tipo de ocupação que a pessoa tinha antes da abertura do negócio (se desempregado ou não), o conhecimento do empreendedor no ramo em que atuava, o planejamento adequado da empresa antes da sua abertura, a qualidade da gestão e a capacitação dos seus donos são elementos-chave para explicar o porquê desses empreendimentos não terem sobrevivido no mercado”, comenta a gerente da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae, Rosana Leite.

CAPACITAÇÕES

A gerente do Sebrae alerta que investir na melhoria do processo de gestão da empresa é um dos elementos imprescindíveis para garantir o sucesso. “O empreendedor tende a ser mais bem-sucedido se seus conhecimentos, habilidades e atitudes são desenvolvidos antes de abrir seu negócio. Características como a busca constante por informações para tomar decisões, se antecipar aos problemas ou às oportunidades, monitorar cada etapa de um projeto, definir metas, ser persistente para atingi-las e estar aberto para correr riscos calculados são características que podem ser desenvolvidas nas pessoas”, comenta.

Por isso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas disponibiliza aos empreendedores uma série de capacitações sobre diferentes temas de gestão. No mês de fevereiro serão oferecidos cursos e palestras na área de planejamento estratégico, marketing, atendimento ao cliente, gestão de pessoas e vendas. Assuntos que fazem parte do dia a dia de qualquer empresa e que são considerados essenciais para quem já possui um negócio ou que tem a intenção de criar a sua empresa.

Segundo o Sebrae Sergipe, as atividades serão ofertadas a partir de hoje (11). A programação completa está disponível no site www.se.sebrae.com.br, local onde também podem ser feitas as inscrições. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800-570-0800.

Previous Policiais da Bolívia prendem homem acusado de matar família em SP
Next Bolsonaro destaca ações dos primeiros dias de governo