Proposta limita em 15 minutos a exibição de propaganda antes da sessão de cinema


Prado: O cidadão que procura uma sala de cinema está em busca de momentos de entretenimento e lazer, e não do consumo de outros bens e serviços - Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 26/19 pretende estabelecer limite de 15 minutos para veiculação de propagandas e trailers antes do início dos filmes exibidos nos cinemas. O descumprimento da norma, segundo o texto, sujeita às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. Segundo o autor, deputado Weliton Prado (Pros-MG), “não raro há relatos na mídia de reclamações de consumidores contra o elevado número de propagandas veiculadas antes do início das sessões”.

Conforme o parlamentar, as condutas abusivas deveriam ser submetidas às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, que prevê, entre outras sanções, a multa, a suspensão temporária da atividade e até mesmo a cassação da licença do estabelecimento.

Tramitação
O texto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Cultura; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Fonte: Agência Câmara Notícias

Previous Proposta de juristas descriminaliza o uso de drogas para consumo próprio
Next Previsão de chuvas fortes mantém Rio de Janeiro em estágio de atenção