Pedido de reconstrução do Solar Boa Vista marca homenagem a Castro Alves


Em Salvador (BA), sarau de Poesia foi organizado pelo vereador Odiosvaldo Vigas

As veias poéticas pulsaram mais fortes, na tarde de quinta-feira (14), na área externa do Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, durante encontro organizado pelo vereador Odiosvaldo Vigas (PDT) em homenagem ao poeta Castro Alves. Os 172 anos de nascimento do escritor foram marcados com sarau de poesia e outras manifestações culturais. Também teve mobilização pedindo a reconstrução do prédio incendiado em 2013. 
Conforme o vereador Odiosvaldo Vigas, a sessão solene regimental desse ano em homenagem a Castro Alves pretendeu mobilizar a comunidade e a cidade de modo geral em prol da recuperação física do Solar Boa Vista e das demais instalações pertencentes ao Governo do Estado da Bahia.
O encontro contou com a participação de alunos da Escola Municipal Castro Alves. Os adolescentes fizeram apresentações de dança e cantaram a música “O canto das três raças”.
Também teve uma performance do coordenador do Sarau de Poesia do Centro de Cultura, Edgar Velame, que declamou trechos dos poemas “Navio Negreiro” e “O Livro e a América”. 

Solar

O solar era a sede da Fazenda Boa Vista, posteriormente residência da família de Castro Alves, tendo servido posteriormente de asilo e hospital. Nos anos 1980 abrigou a Prefeitura de Salvador e foi sede da Secretaria Municipal de Educação, quando houve um incêndio em 2013. 
Desde então, o prédio está abandonado e não surgiu projeto para recuperação da edificação histórica tombada pelo Iphan. “Nossa manifestação cultural de hoje quer chamar a atenção para o abandono desse prédio, que faz parte da história de Salvador e não pode ficar assim, ao abandono”, afirmou o vereador Odiosvaldo Vigas.
 

Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação – Câmara de Vereadores de Salvador (BA) – Foto: Gérson Júnior

Previous Vereadores participam de missa em comemoração aos 164 anos de Aracaju
Next PROJETO DE LEI DO PASTOR TOM PROÍBE CORTE DE ÁGUA E LUZ NOS FINS DE SEMANA