ARTIGO – A grande virada: Dando a volta por cima


Por Edgar Ueda

A satisfação não é, nem nunca será, o combustível de uma autêntica volta por cima. Quem está satisfeito demais se acomoda e não faz o que é preciso para avançar, para progredir, para mudar a situação em que se encontra. Para uma grande virada, é preciso estar descontente com o atual estado das coisas.

Em minha trajetória pela vida, acumulei uma série de experiências que me tornaram o que sou hoje. Vivenciei diversos turnarounds pessoais e também presenciei e estudei uma série de viradas de muitas outras pessoas, famosas ou não. E era nos momentos de maior inconformismo que eu decidia que tinha que fazer algo para mudar a situação.

Hoje quero revelar para você os segredos e os caminhos do sucesso, embasados na experiência e na vivência de quem chegou lá, de quem conquistou tudo pelo que se propôs a lutar. Este é meu propósito de vida: contribuir, ajudar e provocar mudanças na vida das pessoas. Tenho certeza de que já estou provocando isso em você!

A primeira lição é: quem quer evoluir, elevar seu padrão de vida, não pode ficar parado, esperando pela sorte. Só tem sorte quem acredita nela e vai buscá-la com garra e determinação. Ela não é automática, não vem até você. Sorte é resultado, não é desejo.

O ponto seguinte é entender que é preciso sair do marasmo tedioso de esperar que as coisas boas aconteçam na sua vida. É necessário ir em busca das mudanças que você deseja alcançar na sua vida. É você quem tem que fazer a mudança, é você quem precisa conseguir o que quer.

Outro ponto importante é que será preciso parar de terceirizar seus resultados negativos. Ou seja, só você é o responsável pelos seus fracassos – assim como pelos seus sucessos. Não adianta querer colocar a responsabilidade por seus fracassos nas costas dos outros. É preciso assumir o que você faz e as consequências dos seus atos. Só assim você chamará para si o poder de mudar as coisas, de dar uma virada na sua vida.

Entenda que é o líder do seu destino. E você pode até ter sofrido alguns fracassos, mas não é um fracassado. Pelo menos não precisa ser. Você pode mudar isso. Agora!

Para virar o jogo a seu favor, dar uma virada em sua vida, é preciso expandir seu mindset, buscar competências adequadas e promover algumas mudanças em seus comportamentos.

Os princípios de vida do turnaround são as bases de uma estratégia de sucesso composta por diversas atitudes que, quando executadas com regularidade e compromisso, vão possibilitar que você vire a própria mesa – isto é, saia de uma posição de vida que não o satisfaz e o leve para o próximo patamar de realização, e depois para o outro, e assim por diante, para que chegue ao topo do sucesso, e ainda mais além. Sim, porque o turnaround é uma filosofia que abraça a ideia do ensinamento japonês chamado kaizen: hoje melhor do que ontem, e amanhã melhor do que hoje – ou seja, o princípio da melhora contínua e gradual.

Particularmente, driblei a ansiedade me dedicando com força total aos meus objetivos. Considero isso como meu grande ponto positivo. Em todas as minhas viradas, empreguei dedicação total, intensidade e muita energia canalizada e consegui resultados muito rápidos.

É claro que você tem o seu próprio tempo, mas vou ajudá-lo a lidar com a ansiedade para aguardar tanto quanto for necessário para que seus resultados aconteçam. E, tanto quanto você se permitir, vou ajudá-lo a acelerar o seu processo de virada.

Vamos apresentar a maneira como pensam as pessoas que são consideradas fora de série, quais foram os comportamentos, as competências e o mindset que elas adotaram que as levaram ao turnaround rumo ao sucesso. Você vai entender quais foram as atitudes que moveram essas pessoas à vitória. Teremos aqui, então, a solução de que você precisa para ir para o próximo patamar em sua vida. Essa solução será apresentada em várias matérias que apresentarei neste portal com base nos Três Pilares do Turnaround.

Pilar 1: Mindset expandido Amplie seu modo de pensar para fazer o seu turnaround.
Pilar 2: Mudanças comportamentais Ajuste seus comportamentos para fazer o seu turnaround.
Pilar 3: Acúmulo de competências Amplie seus conhecimentos para ter as competências adequadas para fazer o seu turnaround.

Vamos gerar novas perspectivas, fortalecer crenças positivas e estimular o seu poder de realização. Dessa maneira, vamos gerar os aprimoramentos no seu mindset, nos seus comportamentos e nas suas competências – de modo a virar o jogo da sua vida a seu favor, galgar novos patamares e seguir para o ponto mais alto de realização em sua vida.

Vamos trabalhar para superar suas dificuldades e não deixar que seus pontos fracos atrapalhem a sua jornada para o sucesso. Além disso, vamos fortalecer ainda mais os seus pontos fortes, de maneira a potencializar as ações que o levarão aos lugares aonde você quer chegar.

EDGAR UEDA é empresário, investidor, escritor e palestrante.

Previous No início do outono, chuva mata duas mulheres em Bauru (SP)
Next Governo leiloa hoje quatro áreas portuárias