“A criança tem que ter oportunidade de sonhar”


Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira (3), para destacar a Assembleia Geral 2019 promovida pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente de Sergipe (FEPETI/SE), com o tema “A importância da infância no desenvolvimento do cidadão e cidadã: criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”.

Iran pontuou que o evento atraiu pessoas da capital e do interior para debater sobre questões relativas ao enfrentamento do trabalho infantil que é um tema que eu vou me aprofundar aqui na Assembleia Legislativa sobre a defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Iran marca posição em Assembleia Geral – “Fiz questão de reafirmar o compromisso no enfrentamento do trabalho infantil que termina resultando no abandono da escola. Se não há o processo de escolarização adequado, termina comprometendo a construção dos sonhos, a possibilidade de futuro para as crianças. Fui empenhar meu compromisso como educador, do meu mandato. É uma pauta que nós representamos e que acreditamos. A criança tem que ter a oportunidade de brincar, estudar e sonhar”, comentou o deputado.

O petista acha que muitas famílias infelizmente não têm condições de manter suas crianças e adolescentes sem trabalhar e essa é a hora que o Estado tem que chegar com políticas públicas contra o trabalho infantil. “Como membro da Comissão de Educação e Cultura vou fazer esse debate. O que Sergipe investe em Cultura é algo ridículo! O resultado disso é o trabalho precoce de crianças, que são colocadas no mercado de trabalho muito cedo”.

Iran disse que ministrava aulas em uma Escola do Conjunto Orlando Dantas e muitas crianças faltavam às quartas-feiras porque iam fazer carrego na feira do bairro. “Iam trabalham para ajudar os pais na venda de verduras. Se os pais tivessem condições, certamente elas estariam na escola. Isso gera um ciclo de pobreza que precisa ser contido. Temos que nos somar ao Ministério Público do Trabalho nesta campanha. Temos que enfrentar esta realidade e buscar uma reformulação no orçamento destinado à infância”.

Previous Governo lança campanha para estimular consumo na Semana da Pátria
Next Governo dialoga com Sindicato dos Taxistas sobre isenção do ICMS no gás