Governo do Estado e Gol Linhas Aéreas: acordo garante novos voos para Sergipe


O convênio com a companhia aérea garante a redução da base de cálculo de incidência do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) e resultou em cinco voos a mais por semana no Aeroporto Internacional Santa Maria

Em reunião nesta quinta-feira (03), na Secretaria de Estado da Fazenda, o governador Belivaldo Chagas, acompanhado do secretário geral de Governo, José Carlos Felizola, do secretário de Estado da Fazenda, Marco Antonio Queiroz, e do secretário de Estado da Comunicação e Turismo, Sales Neto, assinou o convênio com a Gol Linhas Aéreas que garante a redução da base de cálculo de incidência do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) de 18% para uma escala que pode variar entre 12%, 9% e 5%.

“Com isso quem vai sair ganhando é o estado de Sergipe. Paralelo a isso, já estamos fazendo ações também de divulgação do nosso Estado em outros estados da Federação, para que a gente possa mostrar as nossas belezas naturais. Quero inclusive registrar aqui que foi uma solicitação do trade, nós estamos numa relação mais estreita, mais tranquila, com o objetivo de fazer com que Sergipe abra as suas portas para receber os turistas brasileiros e internacionais também”, afirmou o governador Belivaldo Chagas.

Ao lado do diretor executivo da Gol, Bhrener Matos, o diretor institucional da Gol, Claúdio Borges ressaltou o potencial turístico e econômico do estado e a importância da negociação.  “O processo de negociação com o governo foi excelente. Inicialmente colocaremos cinco voos a mais, por semana, além dos 230 voos que colocaremos em ação, na alta temporada, a partir de dezembro, para Congonhas, Galeão e Garulhos. Serão voos diretos para atender o fluxo da alta temporada no estado”, declarou. Vale destacar que os cinco novos voos semanais fruto do acordo são para o aeroporto de Guarulhos (SP), com origem e destino Sergipe.

Turismo e Economia

De acordo com o secretário de Turismo e Comunicação, a meta para 2019 é de que mais de um milhão de passageiros circulem pelo Aeroporto Internacional Santa Maria, a partir desses novos voos. Sobre a expectativa do número de passageiros adicionais com esses novos acordos Sales Neto disse que “segundo a Infraero, poderá chegar até a 30 mil passageiros a mais por mês, algo em torno de mil passageiros a mais por dia, com esses novos voos que já estão oficialmente solicitados, da Gol, da TAM e da Azul, isso já a partir de agora do mês de outubro”.

O secretário de Estado da Fazenda ressaltou que a redução no imposto é um grande atrativo para as companhias aéreas e a chegada de mais voos. “Utilizamos de uma política tributária em benefícios da população, das empresas, dos empregos, da população de Sergipe. O turismo é o grande alavancador de uma economia, então trazer voos significa que o comércio vai sentir o impacto do turismo”, destacou Queiroz.  

Previous Medo do desemprego cai e satisfação com a vida aumenta, diz pesquisa
Next Veículos de limpeza pública levam campanhas de conscientização em Aracaju