Veículos de limpeza pública levam campanhas de conscientização em Aracaju


Entre os diversos veículos que auxiliam na execução dos serviços públicos em uma cidade, os caminhões de limpeza são os que realizam trajetos de maior extensão. Na capital sergipana, a característica itinerante desse serviço levou a Prefeitura de Aracaju a utilizá-los, também, como instrumento de conscientização e mobilização social. Desde o ano passado, esses caminhões têm servido para apresentar mensagens educativas à população.

“Foi uma inovação trazida pela atual gestão, combinada com a empresa que presta serviço e com demais parceiros da iniciativa. Como circulam por toda a cidade, esses caminhões são como outdoors ambulantes. Pode parecer uma atitude muito simples, mas existe um dinamismo muito grande que possibilita que as mensagens tenham um grande alcance, sensibilizando mais pessoas. Essa é mais uma forma de pensar na população, trabalhando pelo bem comum, incentivando a conscientização sobre diversos temas”, destaca o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas.

A iniciativa mais recente ocorreu nesta terça-feira, 24, quando o prefeito Edvaldo Nogueira apresentou os veículos que estampam a campanha “Outubro Rosa”, de conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero. Durante um mês, três veículos – dois caminhões coletores e um ônibus – plotados na cor rosa e com informações de prevenção da doença, circularão pela cidade com a mensagem: “Um toque, um carinho podem salvar vidas”.

“Além da mensagem, esses veículos são sonorizados, o que amplia as possibilidades de ação da campanha. O nosso objetivo é alertar as mulheres sobre a importância e necessidade de se fazer exames preventivos, de procurar um médico. Esse trabalho de conscientização já é feito arduamente pela Secretaria Municipal da Saúde, mas, de maneira simples, queremos nos somar às ações”, reforçou o presidente da Emsurb.

De forma criativa, a primeira vez que os caminhões foram plotados com mensagens foi em outubro passado, na segunda edição do concurso de desenhos e frases “Ser Criança”, desenvolvido pela Fundação Brasil Ecoar em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Emsurb, com apoio da empresa Torre Empreendimentos e do Instituto Banese, que levou a temática da educação ambiental a crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos 16 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Aracaju.

Nessa ocasião, foram plotados 31 caminhões com a frase “Para cuidar do planeta, precisamos antes cuidar da cidade” e a mensagem foi acompanhada por um desenho, ambos desenvolvidos pelos vencedores do concurso.

A mesma iniciativa serviu para intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, em 2019. Em julho deste ano, 20 caminhões de coleta de lixo foram plotados com mensagens de conscientização com a finalidade de alertar os aracajuanos sobre o mosquito. Segundo Luiz Roberto, a medida envolve, ainda, os agentes de limpeza e reforça substancialmente as ações.

“Para se ter uma ideia, quando plotamos os caminhões para a campanha de combate ao Aedes aegypti, convocamos 350 garis e margaridas para orientá-los a respeito da ação, e isso fazemos a cada nova campanha, orientando os funcionários da empresa. Nosso objetivo é unir forças para melhorar a vida da população e isso também envolve abrir as ações e pensar além do que apenas é de nossa função, como no caso dos agentes de limpeza que, realizam o seu trabalho, mas, também são mobilizadores nessas campanhas”, completou.
Foto: Ana Lícia Menezes

Previous Governo do Estado e Gol Linhas Aéreas: acordo garante novos voos para Sergipe
Next Suicídio é tema de debate em Seminário mediado por Dr. Samuel