6 dicas para evitar que o gato marque território em casa

6 dicas para evitar que o gato marque território em casa

Comportamento pode ser causado por diversos fatores, como ansiedade por separação e mudanças na rotina.

Imagine a seguinte cena: você chega em casa, depois de um longo dia de trabalho, e começa a sentir um cheiro nada agradável. Olha para os cantos e percebe que seu gato fez xixi em todos os lugares possíveis, menos onde ele deveria fazer.

A maioria das pessoas sabe que os felinos domésticos usam a caixa de areia como seu “banheiro” particular, mas há situações em que ele age de modo contrário. O resultado é urina de gato em paredes, sofás, tapetes, enfim, por todo lado.

Esse comportamento inadequado, porém, pode ser mais fácil de ser resolvido do que você imagina. Para tanto, separamos as principais dicas para evitar que o seu bichano marque território dentro de casa. 

Porque o gato faz xixi fora da caixa de areia?

Antes de mais nada, é preciso dizer que o comportamento de enterrar os próprios dejetos não é necessariamente algo natural, mas apreendido pelos gatos. Especialistas dizem, inclusive, que esse seria um sinal evolutivo. Só que para fazê-lo ele precisa ser ensinado, por exemplo, pela mãe. 

Gatos que foram separados do seio materno muito jovens precisam ser devidamente educados. Ou seja, é normal que filhotes façam o xixi fora da caixa de areia no início. Mas e quando se trata de gatos mais velhos? Nesse caso, é preciso investigar o que há por trás desse comportamento. 

Os gatos são animais territorialistas que usam a urina para demarcar o seu espaço. Esse comportamento é chamado de spraying e deixa um odor mais forte do que a habitual ida à caixa de areia. Isso pode acontecer tanto no caso da chegada de um novo membro da família pet quanto na presença de animais vizinhos. 

Há também casos em que o xixi fora do lugar pode acontecer como resposta a uma situação estressante, como ansiedade por separação, ou alterações na rotina doméstica, como uma mudança de casa ou chegada de outros familiares. Nesses casos, acontece a chamada micção inadequada.

Existem situações em que o animal faz suas necessidades por conta própria fora da caixa de areia, que pode estar suja ou com uma areia que não o agrade. Em último caso, a mudança de comportamento pode ser ocasionada por problemas na micção do pet, como cálculos renais, e aí o veterinário precisa ser consultado.

Como lidar com a situação?

O primeiro passo é buscar investigar o que está por trás do xixi fora do lugar. Observe todos os aspectos que podem estar influenciando negativamente o seu pet e fazendo com que ele prefira urinar em lugares impróprios. 

Ensine o gato a fazer xixi na caixa

Como já foi explicado, os filhotes precisam aprender a fazer xixi no lugar certo. Para tanto, pegue o animal (de preferência após as refeições) e coloque-o na caixa de areia. Use uma pá para movimentar a areia e simular o movimento de enterrar. Faça isso diariamente até que o animal passe a reproduzir isso após urinar.

Castre o gato

A castração é uma medida preventiva que ajuda em diversos aspectos na qualidade de vida do animal doméstico, inclusive na redução hormonal que influencia na necessidade de demarcar o território.

Tire um tempo para o pet

O seu gato pode estar precisando de uma dose extra de atenção. Tenha sempre um momento para diversão, interagindo com brincadeiras e corridas, e também para o carinho. Essa troca é fundamental para criar laços de confiança com o pet.

Confira a caixa de areia

Observe se a caixa de areia está devidamente limpa diariamente. Se for necessário, tenha mais de uma e jamais as coloque próximas ao comedouro e bebedouro do gato.

Use feromônios sintéticos

O uso de feromônios sintéticos também é uma boa ajuda, pois eles vão inibir a marcação territorial do gato por meio da urina. Existem versões em spray e até difusores.

Use repelente de urina

Outra opção é o uso de repelente de urina. Esses produtos são compostos por enzimas capazes de remover o cheiro da urina no ambiente, evitando que o gato volte a fazer xixi naquele mesmo lugar futuramente.