como fazer um bom currículo para conquistar seu primeiro emprego

Guia rápido: como fazer um bom currículo para conquistar seu primeiro emprego

Seja no primeiro emprego ou no décimo, um bom currículo é uma das melhores primeiras impressões que você pode passar ao seu futuro empregador.

Mais do que apenas as informações que estão nele, um currículo também informa através da sua organização, da disposição das informações, do design e até mesmo do formato em que é enviado. Como muitos recrutadores trabalham com uma quantidade elevada de currículos em seus processos seletivos, um currículo que se destaca pode fazer toda a diferença na hora de conquistar a sua vaga. 

Quer saber um pouco mais sobre quais são alguns dos pontos mais importantes, e dicas sobre como fazer um bom currículo, e também como um Programa de Inclusão ao Emprego pode te ajudar a complementar o seu currículo e ser a chave para uma carreira de sucesso? Então continue lendo!

Menos pode ser mais

É claro, um currículo bem recheado de informações, experiências e habilidades é ótimo — afinal, ajuda a reforçar a ideia de que você merece a oportunidade. Mas, por outro lado, informações que tem pouca relevância no contexto da vaga para qual você está se candidatando podem acabar por diminuir suas chances, já que o recrutador acaba por entender que elas estão ali apenas para “fazer volume”.

Por isso, um currículo simples mas objetivo é um dos modelos de currículo mais indicados e preferidos por recrutadores das mais diversas áreas, já que vão direto ao ponto e ajudam a deixar o processo mais rápido e eficiente, além de ajudar a garantir recrutamentos mais assertivos.

Personalize para se destacar

É só procurar alguns exemplos de currículo por aí para perceber que em sua maioria, eles são bem parecidos uns com os outros, para não dizer quase iguais. Essa quase padronização dos currículos vem da época em que eles ainda eram entregues fisicamente, e deixava os custos e processos de impressão e cópias mais baratos e eficientes, além de ajudar a dispor as informações de maneira mais clara e facilitar não apenas a montagem deles mas também a seleção dos recrutadores.

Porém, principalmente com o avanço da tecnologia e com o envio de currículos acontecendo quase que exclusivamente por meios digitais, novas possibilidades se abriram, e hoje, é possível montar currículos com um design muito mais sofisticado, através de ferramentas simples e muitas vezes gratuitas. 

Esses currículos não apenas são visualmente mais bonitos como ajudam a passar um pouco mais da sua personalidade antes mesmo de qualquer entrevista, e também fazem com que o seu currículo ganhe um destaque extra aos olhos do recrutador, aumentando suas chances de um resultado positivo. 

Saiba também: Maior agência de SEO do Brasil

Habilidades e experiências

Quando falamos em currículo para primeiro emprego, uma das maiores dificuldades relatadas por jovens de todo o país é a falta de experiências ou habilidades específicas, que faz com que as empresas acabem por preferir candidatos mais preparados e não criam oportunidades para o ganho dessas experiências.

Para ajudar a “rechear” o seu currículo mesmo antes do primeiro emprego, você pode apostar em atividades como trabalho voluntário, palestras, cursos e muito mais. Um Programa de Inclusão ao Emprego também pode ser uma ótima alternativa, que te prepara de maneira muito mais intensa e efetiva para dar início a uma carreira de muito sucesso e prosperidade.

E aí, curtiu nossas dicas? Então navegue pelo blog e confira mais!