O que é persuasão? Como convencer com ética?

Persuasão é a arte de persuadir alguém sobre qualquer coisa!

Sim, você pode convencer outras pessoas a fazer o que quiser, desde que seja bom para elas também.

Não confunda com manipulação, não é uma forma de fazer com que outras pessoas satisfazem seus desejos, não é uma forma de explorar.

Se este é o seu ponto de persuasão e você está procurando uma maneira de controlar os outros, este artigo não é para você!

No entanto, se seu objetivo é implementar alguma ação que beneficie todas as partes envolvidas, você aprenderá a usar as técnicas mais eficazes para persuadir os outros.

Há mais de 60 anos, os cientistas pesquisam as razões por trás do SIM, e uma coisa é universalmente aceita: persuadir alguém a fazer alguma coisa não é apenas glamour, é ciência.

Seja vendendo, capturando e-mails, buscando ajuda com influenciadores do mercado, entender o que é persuasão e como usá-la tende a trazer diversas vantagens para você e outras pessoas.

O que é persuasão?

Segundo os Cursos Online, a persuasão será uma estratégia de comunicação que utilizará recursos lógicos e racionais com o objetivo de induzir alguém a aceitar uma determinada ideia, uma atitude ou uma ação.

Persuasão não é apenas para copiar, landing pages ou sessões de pitching.

Existe nas mais diversas situações do nosso cotidiano, como quando buscamos convencer os que nos rodeiam a tomar a decisão que julgamos ser a certa, ou mesmo quando negociamos descontos nas lojas.

Você deve ter inconscientemente influenciado aqueles ao seu redor, tanto em atitudes quanto em argumentos. O que você encontrará aqui é apenas uma maneira de aumentar ainda mais sua persuasão.

Seja para convencer o seu chefe de que você deverá receber um aumento, obter ajuda de influenciadores em seu nicho ou até mesmo fazer cada vez mais vendas online, saber o que é persuasão e como colocá-la em prática poderá significar uma diferença entre o sucesso e o fracasso.

Qual é o perfil da pessoa que você está tentando persuadir?

A empatia é um ingrediente especial que pode levar você a convencer os outros. Mas para desenvolver a empatia será preciso que você consiga observar e compreender qual será a diferença entre os perfis mais comuns. Você verá X dicas sobre habilidades de persuasão que você deve colocar em prática na sua empresa.

1. Pessoas que pensam juntas vs pessoas que pensam sozinhas

Pessoas que gostam de pensar sozinhas precisam de mais tempo para decidir. De preferência quando estiver sozinho. Portanto, o e-mail com vários parâmetros é uma boa arma para implementar esse perfil. Quem gosta de tomar decisões em grupo gosta de sessões de brainstorming, que podem ser uma boa excelente forma para discutir ideias e, assim, convencer os possíveis pensadores do grupo.

2. Quem gosta de falar vs quem gosta de ouvir

Essa diferença entre os perfis é fácil de ver. As pessoas que gostam de ouvir podem notar facilmente o que você está dizendo, todavia, as pessoas que gostam de falar tendem a ter problemas de concentração.

Com o objetivo de chamar a atenção deles, concentre-se sempre que falar. Ou escolher escrever, o que funciona bem. Para incentivar seu público a falar e fornecer as devidas informações importantes, sempre faça perguntas muito específicas com o objetivo de evitar respostas gerais.

3. Crie empatia

Coloque-se no lugar do seu interlocutor e procure se comunicar da forma como deseja ser abordado, não apenas oferecendo e se especializando em produtos ou serviços, mas encontrando soluções eficazes.

A empatia é essencial na hora de persuadir os clientes porque seu trabalho se torna mais fácil. Você demonstrará totalmente qual será a sua intenção e se realmente deseja ajudá-los a resolver os possíveis problemas, não apenas vender um produto.

4. Comunicação clara e objetiva

Ao se relacionar com os clientes, é importante saber se expressar de forma clara e objetiva, sem ser excessivamente contido, a fim de promover o entendimento entre os interessados ​​em seus serviços.

Evite também termos que distraiam o interlocutor, como “é”, “assim”, “um”, etc. Além disso, tenha em mente que você sempre deve buscar por novos treinamentos por meio de Cursos Online para que a sua equipe de vendas esteja preparada.

5. Use linguagem corporal apropriada

Uma das técnicas de persuasão é a maneira certa que o seu corpo se comunica. Pois, embora muitas pessoas não saibam, a linguagem corporal é crucial na hora de persuadir os clientes, pois demonstra credibilidade entre o público.

Evite andar por aí, isso mostra que você está nervoso ao servir. O ideal é que você transmita uma imagem calma e tranquila, de alguém que realmente entenda do assunto e saiba qual produto ou serviço que irá resolver o problema do seu cliente.

Jamais use movimentos bruscos, como agitar muito os braços ou mover-se de forma rápida, o que poderá afetar totalmente as suas habilidades de persuasão.

6. Crie permissões

Para construir autoridade sobre o tema, é preciso pesquisá-lo, e não basta saber vender. Quando os vendedores se envolvem com os clientes, eles precisam de uma solução para suas dores, e se a pessoa que os vende não demonstrar amplo conhecimento do assunto, eles não se sentirão completamente seguros comprando seu produto. Isso vai significar saber explicar como um determinado dispositivo funciona, para que serve, como manuseá-lo adequadamente.