Pode sacar o FGTS na lotérica

Pode sacar o FGTS na lotérica?

Pode sacar o FGTS na lotérica? Essa é uma pergunta que você pode estar tendo e queremos lhe dar essa resposta. Além disso, esse conteúdo também vai trazer responder outras perguntas. Portanto, é essencial que você leia nossa matéria completa sobre o assunto.

Pode sacar o FGTS na lotérica: Descubra aqui!

Primeiramente, vamos responder a principal pergunta da nossa matéria. Afinal, pode sacar o FGTS na lotérica? A resposta mais curta é que sim. É possível sacar o FGTS diretamente na lotérica.

Qualquer pessoa que teve o seu direito liberado para saque, pode fazer por todas as opções. Incluindo é claro as casas lotéricas como estamos falando nessa matéria.

Desde já, é importante você está atento ao horário de funcionamento das lotéricas na hora de fazer o saque do seu FGTS, assim você evita de perder a sua viagem.

  • O que é o FGTS?

Agora que você já sabe que é possível sacar o FGTS na lotérica, precisamos falar o que é esse direito. Afinal, se você está nessa matéria é provável que esteja resgatando o seu dinheiro pela primeira vez.

O FGTS é uma sigla para Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Esse direito funciona como uma reserva financeira do trabalhador. Ou seja, parte do seu salário é retirado para uma conta e fica acumulando com o seu tempo de serviço.

Chamamos isso de reserva financeira compulsória. Uma vez que esse dinheiro fica retido na conta até que o governo mostre um sinal verde. O direito criado em 1960 é pago pelo seu empregador. Ou seja, a empresa que você trabalha. 

Onde todos os meses que você está lá, 8% do seu salário vai para essa conta. Essa conta fica na Caixa Econômica Federal servindo para custear obras públicas. Por exemplo, saneamento básico ou até mesmo a infraestrutura da sua cidade.

Esse dinheiro acumulado pode ajudar em diversos aspectos o trabalhador quando ele perde o emprego. Muito é discutido se o FGTS é uma prática inteligente, mas não vamos entrar nesse mérito nesse conteúdo. Vamos focar no que o direito realmente é.

Percebeu que estamos falando direito com uma certa repetição, não é verdade? Isso porque queremos que você entenda que o FGTS é um direito seu.

Entretanto, é necessário algumas regras para te acesso a esse valor. Queremos que você entenda quais são essas regras e use esse dinheiro se estiver dentro das diretrizes. 

Vamos falar mais sobre quem tem esse direito disponível no próximo tópico. Portanto, recomendamos que você confira logo abaixo.

Pode sacar o FGTS na lotérica: Quem tem o direito de resgatar esse valor?

Agora que você já entendeu como funciona o FGTS, podemos falar quem tem o direito de resgatar esse valor. Afinal, não adianta você querer esse direito, sem estar dentro das regras para receber.

De maneira geral, as pessoas que são contratadas com carteira assinada possuem o direito de receber o valor. Entretanto, esses trabalhadores são divididos em categorias diferentes. Entre essas categorias estão:

  • Trabalhadores Rurais
  • Trabalhadores Urbanos
  • CLT (Trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho)
  • Trabalhadores Intermitentes
  • Trabalhadores Avulsos
  • Safreiros
  • Atletas profissionais
  • Empregados domésticos

A CLT como todos sabemos é o principal regime que as empresas privadas utilizam. Entretanto, pode ser que você se encaixe em outra categoria.

Os trabalhadores urbanos são contratados para prestar serviços durante um período. Esse colaboradores também são conhecidos como trabalhadores temporários.

Existem os trabalhadores intermitentes que atuam apenas alguns dias da semana. Entretanto, possuem esse contrato com a empresa.

Os colaborados avulsos são contratados por um sindicato ou qualquer entidade de uma determinada classe. Esses trabalhadores prestam serviços esporádicos a várias empresas, mas também não possui contrato ou vínculo empregatício.

Por fim temos os atletas profissionais que trabalham em federações esportivas ou para clubes. Principalmente de futebol.

  • Como consultar o seu saldo do FGTS pelo aplicativo?

Para finalizar a nossa matéria vamos falar como consultar o seu saldo pelo aplicativo. Afinal, esse é o meio mais simples de fazer essa consulta.

  • 1. Baixe o aplicativo

Primeiramente é necessário baixar o aplicativo do FGTS disponível para Android e IOS. Ao entrar no aplicativo informe o seu NIS e crie uma senha para ter acesso a sua conta.

2. Confira o seu salto do FGTS

Ao entrar no aplicativo você terá acesso ao seu saldo do FGTS. Essa é a maneira mais simples, mas existe a possibilidade você conseguir saber o seu saldo pelo site ou por SMS.

Gostou da nossa matéria sobre se pode sacar o FGTS na lotérica? Comente abaixo se gostou e deixe sua dúvida para respondermos.