porteiro noturno

Saiba quanto ganha um porteiro noturno

Hoje, empresas e trabalhadores precisam entender os direitos trabalhistas previstos em lei. Para os que trabalham como porteiros profissionais, é importante compreender todas as leis relativas aos porteiros de apartamentos.

Em 2007, algumas normas foram formuladas para esses profissionais, as quais surgiram com base na “Lei de Consolidação das Leis do Trabalho” (CLT) e trouxeram as atualizações necessárias à “Reforma Trabalhista” (Lei nº 13.467).

Continue lendo este artigo para saber mais sobre toda a legislação nesta área. Se você deseja trabalhar como concierge, recomendamos que você faça o Curso de Porteiro e entenda tudo sobre o negócio de concierge.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

Salário de um porteiro noturno

Segundo um levantamento salarial, a renda média de um porteiro que trabalha em torno de 42 horas semanais dentro do mercado de trabalho brasileiro é de 1.390,01 reais, essa foi a média dos salários dos profissionais admitidos e demitidos pela empresa de janeiro a julho de 2021.

A faixa salarial de Porteiro está entre 1.268,64 reais (média da linha de base salarial de 2021 do acordo coletivo), 1.392,02 reais (o salário médio na pesquisa) e um teto salarial de 2.072,56 reais.

O perfil ocupacional mais frequente é o trabalhador do sexo masculino, 33 anos, com ensino médio completo, que trabalha 44 horas semanais em empresa do setor de serviços solidários de apoio à construção.

São Paulo-SP é a cidade onde os porteiros vêem mais contratações e, portanto, mais vagas.

Qual a carga horária correta?

O porteiro será um profissional que podemos definir como uma ocupação comum no dia a dia, pois quase todo edifício, seja uma casa ou uma empresa, possui esta modalidade de serviço.

No entanto, muitas são as dúvidas sobre os direitos dos carregadores, o que fazem, as suas necessidades, o que são os períodos de descanso e se têm carga horária suficiente.

Então, qual é a carga de trabalho correta do porteiro? O porteiro pode trabalhar mais de 12 horas?

Essas e outras dúvidas relacionadas a este profissional serão respondidas neste material, e discutiremos alguns dos principais direitos do porteiro aqui.

Carga horária adequada 

Embora ainda não seja uma prática muito comum em apartamentos, a atuação do porteiro tem uma carga horária clara estabelecido por convenção coletiva dos sindicatos de construção e apartamentos, diz que a carga de trabalho do porteiro deve ser definida da seguinte forma:

  • Para os profissionais que irão trabalhar dentro do período de 8 horas, estes possuem o direito de em média de ter 1 ou 2 horas de descanso por dia;
  • Já para os profissionais que trabalham em um período de 6 horas, estes não vão possuir o direito a descanso vigente.

Portanto, podemos observar que a carga horária será específica dos profissionais, variando de 6 a 8 horas, mas há algumas exceções.

Nos últimos anos, a legislação trabalhista promulgou o sistema 12X36, permitindo que os porteiros trabalhem 12 horas sem interrupção e depois descansam por 36 horas.

Com isso, o horário de funcionamento do porteiro não deve ultrapassar 12 horas, mas infelizmente, isso acontece na maioria dos apartamentos hoje.

Veja também: Posso comprar backlink? vale a pena?

A padronização das funções

Hoje, os profissionais de concierge aceitam algumas tarefas muito responsáveis ​​em termos de segurança. Por isso, no Curso Online de porteiro, os alunos receberão treinamento para cumprir os padrões de segurança diários adequados, que incluirão o controle do fluxo de pessoas, entradas de veículos, etc. Por meio de cursos apropriados, os alunos conhecerão os diferentes padrões que devem ser seguidos quando precisam reagir em situações perigosas.

Se um profissional não for devidamente treinado, pode se comportar de maneira errada nas circunstâncias certas, levando a uma série de resultados negativos que colocam em risco a sua saúde e a dos residentes.

O porteiro deve estar sempre atento às regras de conduta adequadas que devem ser seguidas, como a necessidade de manter todas as portas sempre fechadas.

Comunicação

O treinamento do curso é fundamental para a qualificação do porteiro. Receber as mensagens corretas e saber transmiti-las corretamente é fundamental para o trabalho diário do porteiro.

O porteiro deve ser um profissional, capaz de entender tudo o que o visitante ou prestador de serviço deseja, e comunicar as informações aos moradores, que são responsáveis ​​por tomar as providências necessárias o mais rápido possível.

Perfil do profissional

Todo porteiro deve ter uma variedade de características e deve ter a capacidade de se comunicar verbalmente, absorver todas as informações e responder a diferentes situações de risco.

O profissional pode obter todas as qualidades por meio de um bom curso de porteiro e, portanto, por meio de uma formação adequada, independentemente do nível de experiência do profissional, ele deve ser treinado.

Qualificação

Hoje, haverá um grupo de profissionais de destaque no mercado de trabalho, que devem ser muito experientes e possuir todas as características que um bom carregador deve ter.

Todos os profissionais devem trabalhar duro para participar de cursos de atualização gratuitos projetados para permitir que profissionais aprendam sobre novas tecnologias.

Depois de ler sobre quanto ganha um porteiro noturno, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.