7 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram da sua empresa

7 dicas para ganhar mais seguidores no Instagram da sua empresa

Aumentar o número de seguidores no Instagram passou a ser o objetivo das empresas, pois esta plataforma se tornou uma das maiores redes sociais do mundo. Atualmente, conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e os números continuam aumentando.

Além dos perfis pessoais, de celebridades e influenciadores, as empresas também estão presentes neste canal para potencializar suas estratégias de marketing digital.

A resposta para essa grande decisão é a maneira como as pessoas interagem na rede em questão e por causa das possibilidades de divulgar os produtos e serviços no feed de publicações que aparecem para os usuários.

Só que não basta apenas criar um perfil, é necessário investir em estratégias para aumentar o número de seguidores e, assim, possibilitar que mais pessoas conheçam a marca e suas soluções.

Os profissionais de marketing já compreendem a importância do Instagram para fazer a companhia crescer, e independentemente de qual seja o porte ou o segmento do seu negócio, estar presente nesta rede social é indispensável.

Pensando nisso, neste artigo, será explicada a importância do Instagram para as empresas, as razões para que você o use e também serão dadas algumas dicas para ganhar mais seguidores.

Importância do Instagram para as empresas

O Instagram é uma rede social que permite o compartilhamento de publicações visuais audiovisuais, como fotos e vídeos, além de possibilitar a interação da empresa com os clientes de várias maneiras.

As organizações precisam se atentar ao modo como utilizam essa plataforma porque ela vai muito além da publicação de algumas imagens para o público.

Ter uma boa presença digital é fundamental hoje em dia para qualquer tipo de negócio, como no caso de uma clínica especializada em bioplastia em nariz grande. Isso porque o mundo está cada vez mais conectado e as redes sociais são um dos principais meios.

As marcas acabam se tornando assunto nessas plataformas, o que pode ser uma verdadeira solução para os pequenos negócios. Tentar evitar essa realidade é um grande erro, pois é assim que a companhia constrói sua relevância.

Ter uma conta no Instagram é fundamental para estabelecer uma conversa com o público, argumentar melhor as vendas e construir uma relação positiva com as pessoas.

Por outro lado, quando a empresa não está presente, além de não ser lembrada pela maioria, pode ser representada por terceiros, o que nem sempre é algo positivo.

É necessário ter um perfil no Instagram, mas isso não significa apenas criar uma conta na plataforma. A organização precisa mostrar sua relevância para o público no dia a dia, o que acontece por meio de conteúdos qualificados.

Por que usar o Instagram?

Existem muitos motivos para criar um perfil no Instagram para a sua empresa, e dentre as principais razões estão:

  • Aumento da visibilidade;
  • Conhecer melhor o público;
  • Criar bons conteúdos;
  • Interagir com os seguidores.

Para um fabricante de caixa de papelão personalizada para presente, o marketing digital e as estratégias de vendas on-line são os maiores responsáveis pelos lucros, e isso acontece com a maioria dos negócios ativos.

Por meio do Instagram, a marca consegue impactar clientes de várias partes, o que seria difícil se não houvesse estratégia nessa rede social.

Além disso, fica muito mais fácil entender o público e atender às necessidades dessas pessoas. A empresa deve verificar a porcentagem de homens e mulheres que acompanham seu perfil, sua localização, faixa etária, e outras informações.

Ter esse conhecimento vai ajudar a melhorar outras estratégias de marketing digital e a desenvolver soluções compatíveis com as necessidades da audiência.

O Instagram permite o compartilhamento de conteúdos por meio de diferentes recursos, como stories, reels, IGTV e assim por diante. Criar bons materiais para postar é importante para agradar as pessoas e se posicionar como autoridade no mercado.

Por fim, se a empresa souber usar seu perfil adequadamente, consegue construir uma relação próxima e genuína com as pessoas, além de melhorar o atendimento.

Como aumentar o número de seguidores?

Uma clínica especializada em jato de plasma olheiras pode aumentar o número de seguidores por meio de algumas estratégias simples, como:

1. Criar um perfil profissional

A primeira coisa que você precisa fazer é criar um perfil profissional, pois ele é muito diferente do perfil comum no Instagram. O procedimento é muito simples e rápido e te ajuda a ter acesso a diversas informações sobre a conta.

Tudo o que precisa fazer é ir na página de configurações e clicar em “alternar para perfil comercial”. Feito isso, preencha todas as informações solicitadas, como e-mail, telefone e endereço, assim os clientes poderão entrar em contato.

Utilize um nome de usuário curto e fácil de lembrar e preencha o campo “nome” que vai aparecer em negrito logo abaixo da sua foto de perfil, assim, os seguidores saberão o nome da companhia.

2. Contar histórias na legenda

Embora uma empresa de porcelanato líquido autonivelante utilize o Instagram para compartilhar imagens, não deve deixar de lado as legendas das fotos.

Você pode contar uma história interessante sobre as postagens e, com isso, aumentar o engajamento. Essa tarefa pode parecer um pouco difícil no início, mas aos poucos você encontra a linguagem ideal e vai se diferenciar dos concorrentes.

As duas primeiras frases do texto são muito importantes para que o seguidor se sinta atraído e queira ler o restante, portanto, seja criativo.

3. Criar hashtags para a empresa

Depois que conseguir alguns seguidores e se quiser divulgar um evento, lançamento de produto ou qualquer outro tipo de ação, pode criar uma hashtag específica. Isso vai ajudar a engajar os seguidores e construir uma boa presença digital.

Só que, mais do que criar essas hashtags, é muito importante incentivar os seguidores a utilizá-las, o que ajuda tipo uma empresa de piscina elevada de alvenaria a conquistar mais engajamento.

4. Fazer sorteios e concursos

Para expandir ainda mais a base de seguidores, uma boa dica é fazer sorteios, pedindo para que as pessoas curtam a página e comentem em publicações para que possam participar de concursos.

Outro tipo de promoção que costuma atrair os seguidores é pedir para que eles publiquem uma foto usando a hashtag da marca ou seguirem o perfil.

Mas, antes de fazer sorteios e concursos, é necessário estar atento a algumas regras. No Brasil, a Caixa Econômica Federal é responsável por regulamentar as ações e você também precisa se atentar às orientações no Instagram.

5. Postar nos horários certos

Um fabricante de forro acústico para igreja precisa saber quais são os melhores horários para publicar no Instagram.

Existem alguns estudos que apontam uma média, mas nem todas as empresas precisam segui-la. Esses números valem como base, mas o melhor horário é aquele em que os seus seguidores estão acessando.

Publique em horários diferentes, falando sobre assuntos iguais e avalie os resultados, assim você descobre qual é o melhor momento e otimiza suas estratégias na plataforma.

6. Postar com frequência

Embora essa dica seja óbvia, ainda existem muitas empresas que simplesmente se esquecem de fazer postagens frequentemente. Quem realmente quer conquistar um bom número de seguidores precisa trabalhar o cronograma de publicação.

Ele deve ser dividido por assuntos, datas e horários, formando um calendário que vai facilitar o trabalho e evitar que o perfil fique abandonado.

7. Fazer lives

Outra opção para uma autoescola especializada em CNH cassada e vencida é fazer lives em conjunto com outros perfis.

Em 2020, esse tipo de material se tornou uma grande tendência, pois possibilita a interação e o compartilhamento de conteúdo relevante para as pessoas. Como resultado, fica mais fácil aumentar o número de seguidores.

Peça para que amigos e clientes participem, pois isso vai ajudar a fazer com que o conteúdo chegue a uma quantidade maior de pessoas.

Quando alguém começa uma live, a postagem vai diretamente para os stories no topo do aplicativo e quando 2 perfis estão participando, ambos aparecem em destaque para os seguidores.

Para potencializar ainda mais a sua estratégia, uma marca de bolsa personalizada para loja deve fazer parcerias com perfis que já se destacam mais.

No entanto, lembre-se de que esses possíveis parceiros precisam ter perfis compatíveis com a sua audiência para realmente atrair a atenção das pessoas.

Considerações finais

O Instagram é uma das redes sociais mais importantes do mundo e precisa fazer parte das estratégias de marketing digital do seu negócio. Mas, por ser um ambiente extremamente competitivo, é fundamental saber se destacar.

É assim que a sua marca vai atrair uma quantidade maior de seguidores, impactar mais pessoas com a divulgação de seus produtos e serviços e, assim, atrair boas oportunidades de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.