Como escrever copys que convertem?

Como você definiria o que é redação? Por definição, os Cursos de Redação apontam que a redação é um processo de escrita persuasiva. É um conjunto de técnicas de escrita destinadas a convencer os leitores a comprar um produto ou serviço na maioria das situações.

Chamamos esses textos de copys. As copys são frequentemente usadas em campanhas de marketing na forma de cartas de vendas, anúncios, e-mails, etc.

Deseja aprender mais sobre? Então, continue a sua leitura neste artigo.

Vamos lá?

O que é copywriting e como funciona?

Copywriting é um conjunto de diversas técnicas que são muito usadas para criar texto persuasivo que se concentra em converter e aproximar os leitores da ação com o determinado assunto. Esse tipo de escrita pode ser usado em diferentes textos. Porém, ele é conhecido pelos resultados que produz quando somado a uma estratégia de branding.

O texto baseado em copys é chamado de copywriting, e podemos destacar algumas características:

  • Linguagem fácil;
  • Título curto;
  • Foco na emoção;
  • Sem exageros.

Normalmente, as cópias são geralmente focadas em um nicho de mercado, a principal ideia é que elas destaquem diversos pontos fortes e diferenciais do produto ou serviço oferecido.

O que um redator pode fazer?

Um copywriter será o profissional responsável por aplicar as devidas técnicas de copywriting com o objetivo de criar um texto persuasivo que chamamos de copywriting.

Agora, vamos entender quais tipos de conteúdo podem ser manipulados por copywriting:

Anunciar

Neste tópico consideramos que o anunciar tem foco total nas vendas como o objetivo final.

Não apenas os comerciais clássicos que circulam entre os programas de TV ou que são publicadas em sites de notícias. Porém, todos eles são promovidos dentro das redes sociais e através de banners, outdoors e publicações orgânicas nas mídias.

Roteiros

Os redatores também podem ser responsáveis ​​pelo script do vídeo. Por exemplo, ele é quem escreveu e definiu o que será dito no vídeo de vendas.

Por exemplo, com esse roteiro, para apresentação de produtos ou promoções, a confiança será muito maior.

Artigo

Explicamos a replicação de conteúdo aqui. Ele aparece em textos de blogs, artigos, e-books, listas de verificação e qualquer material rico projetado para educar.

Eles geralmente estão no topo do funil, um pouco mais longe do estágio de conversão, mas ainda desempenham um papel importante no convencimento de futuros clientes.

email

E-mail marketing também é uma tarefa para redação. Principalmente porque os e-mails geralmente são cartas de vendas reais.

Por isso é muito importante que sejam bem escritos e desenhados com todas as devidas técnicas com o objetivo de melhorar a conversão.

Scripts

Os Scripts para vendedores ou para os profissionais de atendimento podem ser escritos por redatores.

O redator vai ajudar o profissional a definir qual será a melhor resposta para as perguntas do público e converter assim as vendas durante o atendimento.

Dicas para criar copys

Se você tem o objetivo de começar a trabalhar com esse tipo de conteúdo, aqui você verá algumas dicas que tem o objetivo de lhe ajudar a começar a escrever copy.

  1. Conheça a sua persona

Essa dica é até clichê para quem trabalha com marketing digital, mas é sempre bom lembrar.

Um bom copywriting é sempre direcionado da maneira certa para romper as objeções do público. Portanto, você precisa entender o papel do seu negócio.

É com base nos dados sobre ele que você vai construir todo o texto e personalizá-lo dessa forma.

  1. Explorar exemplos

Outra dica para quem está tentando entender o que é copywriting é buscar por  exemplos no texto. Procure sempre referências que demonstram a eficácia dos produtos que você vende.

Eles também servirão como prova de que o seu serviço realmente se encaixa dentro da área de copy.

  1. Foco nos títulos

No seu copy, uma das primeiras coisas que vai chamar a atenção do seu público é o título. Portanto, você tem que fazê-lo bem. Se o seu título for ruim, será difícil para os leitores continuarem lendo seu artigo.

Um truque é usar um gerador de títulos. Eles ajudarão você a encontrar o título perfeito para sua cópia.

Aqui levamos isso muito a sério, por isso desenvolvemos nossa própria ferramenta: o gerador de ideias.

Leia também: Como usar o SSSTiktok? Funciona?

  1. Gatilhos mentais

Outra ótima dica para garantir que sua cópia seja bem-sucedida é usar gatilhos mentais. Eles ajudarão você a fazer com que seus clientes tomem as melhores decisões.

Você pode usá-los:

  • Transforme seu produto ou serviço em algo que as pessoas valorizam;
  • Estabeleça um novo posicionamento dentro do seu negócio;
  • Crie expectativas para seu próximo lançamento;
  • Construa confiança e conecte-se com seu público;
  • Mostre que sua marca é tem relevância para muitas pessoas e conquiste mais seguidores;
  • E aumente suas vendas sem estresse ou transtorno para seus clientes.
  1. Conte uma história

Costuma-se dizer que os redatores são excelentes contadores de histórias. Isso porque a copy precisa engajar e chamar a atenção dos leitores.

Para isso, nada melhor do que construí-lo com base nas habilidades de contar histórias. Envolva seus clientes compartilhando a sua vida, seus desejos, sonhos e até os medos pela boa história.

Por fim, se você deseja trabalhar com a escrita, indicamos que você faça um Cursos Online com Certificado da área da redação com o objetivo de melhorar a sua qualificação profissional.