TikTok Ads: entenda como funciona

TikTok Ads: vale a pena investir?

TikTok Ads é uma ferramenta de anúncios pertencentes a uma das redes sociais que mais cresce no mundo todo. Ela se tornou uma excelente opção para marcas que querem atingir o público, tendo em vista que o número de usuários cresce constantemente.

Não é de hoje que as redes sociais chamam a atenção das pessoas, e de tempos em tempos surge uma plataforma que se torna uma febre entre os usuários. A quantidade de downloads só cresce e o mundo se volta para o aplicativo.

Isso aconteceu com várias outras plataformas, como o Instagram e o Snapchat, e elas continuam ativas e fazendo sucesso entre as pessoas, e com o TikTok isso não será diferente.

Assim como no caso das outras redes sociais, é possível investir em anúncios patrocinados, trazendo uma forma inovadora de anunciar a marca e atingir o público de maneira mais criativa e moderna.

Se você tiver uma estratégia de marketing efetiva, pode alcançar resultados surpreendentes e aumentar suas vendas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é TikTok Ads, falar um pouco sobre seu funcionamento e mostrar alguns pontos que mostram por que vale a pena investir nessa estratégia.

Saiba o que é TikTok Ads

TikTok Ads é uma plataforma de anúncios desta rede social, que disponibiliza diferentes formatos, como vídeos publicitários e banners. Os anunciantes podem configurar o público, significando-o de acordo com dados demográficos e comportamento.

Uma das maiores vantagens dessa plataforma como o canal publicitário é que os vídeos patrocinados não podem ser pulados pelos usuários. Por meio de inteligência artificial, é possível segmentar o anúncio para que ele se torne mais relevante.

Ao criar uma campanha, por exemplo, sobre infraestrutura de rede corporativa, a segmentação não ocorre apenas pela relação dos usuários, o que aumenta ainda mais as chances de conversão e interação.

Várias marcas famosas já criaram conteúdos exclusivos para esse aplicativo, como no caso dos desafios e vídeos publicitários. Isso mostra que as grandes empresas já perceberam o potencial do TikTok para alcançar o público certo.

Como o TikTok Ads funciona?

O funcionamento do TikTok Ads é muito simples, pois basta criar uma conta e seguir as orientações da página. Ela está disponível em vários idiomas, como inglês e espanhol, embora ainda não tenha a versão em português.

Quando a empresa estiver criando sua conta, precisa selecionar o país, informando o objetivo, que neste caso pode ser comercial ou pessoal. Independentemente do objetivo escolhido, o cadastro é gratuito.

Feito isso, é necessário preencher os dados pessoais e responder algumas perguntas sobre o negócio, como o tipo de produto ou serviço que deseja promover, área de atuação e assim por diante.

Contrário do perfil no Instagram e em outras redes sociais de um fabricante de caneta personalizada para empresa, o  perfil do TikTok Ads não é aprovado automaticamente. A equipe responsável pelo suporte do aplicativo entra em contato para aprová-la.

Depois da aprovação, a marca pode começar a criar anúncios, por meio de um processo muito semelhante às outras redes sociais.

Primeiro você precisa entrar na plataforma e clicar na opção “Campaign tab” e logo em seguida em “Create”. Depois é necessário escolher o objetivo do anúncio, e entre as opções disponíveis estão “Traffic”, “Conversion” e “App Install”.

Após escolher a meta, crie um nome para a campanha, escolhendo o formato do orçamento, que pode ser diário ou pagando pelo valor total.

Depois, você precisa selecionar o público e o local, sendo estes os Stories ou o Feed dos usuários. Algo curioso sobre o TikTok é que ele pertence a uma startup que possui outros aplicativos e que também disponibilizam conteúdo patrocinado.

O caso é que alguns funcionam apenas em alguns países, como no caso de Índia e Japão. Quando for escolher o público, a segmentação pode ser por meio de diferentes características, como:

  • Idade;
  • Localização;
  • Gênero;
  • Interesses.

Uma imobiliária especializada em escritório mobiliado para alugar deve escolher a forma de pagamento e a data em que pretende iniciar a campanha.

A rede social também tem uma opção chamada “Dayparting”, onde o anunciante pode escolher os dias e horários que preferir para rodar os anúncios.

Uma boa alternativa é escolher a velocidade de visualização, além da opção de dividir o valor do orçamento pelo número de dias.

A empresa também precisa escolher o objetivo da campanha e configurar o anúncio, dando-lhe um nome e definindo o formato. Durante essa etapa, o anunciante pode usar uma ferramenta interessante conhecida como Video Creation Kit.

Ela disponibiliza diferentes templates que são facilmente customizáveis. Também existem muitas outras opções de segmentação para criar anúncios e o propósito da plataforma é melhorar essa funcionalidade cada vez mais.

Um fabricante de divisória em alumínio e vidro para escritório precisa desembolsar um pouco mais para anunciar nesta plataforma, pois ela tem um valor um pouco mais elevado do que as outras redes sociais.

Mesmo assim, quando as campanhas são bem segmentadas, conseguem atingir o público desejado e trazem excelentes retornos financeiros.

Por que vale a pena investir?

Embora o TikTok para empresas seja algo novo no Brasil, não deixa de ser uma excelente estratégia para as campanhas de marketing digital, principalmente para marcas que querem atingir um público mais jovem.

Mas ainda se trata de uma novidade, o que faz com que muitas empresas tenham dúvidas sobre se realmente esse investimento vale a pena. Mas algumas das principais vantagens trazidas por ele são:

Liberdade de criação

A plataforma incentiva que os anunciantes façam vídeos criativos e saibam utilizar a linguagem certa para se conectar com o público e conquistar engajamento.

Para um fabricante de cobertura toldo retrátil, uma das maiores vantagens de estar presente nessa rede social é ter a possibilidade de desenvolver conteúdos cativantes e seguir algumas tendências que tornam a marca mais relevante.

Muito além de replicar vídeos de outras campanhas desenvolvidas pela empresa anteriormente, o TikTok convida os usuários a desenvolverem conteúdos originais, compatíveis com seus propósitos, o que agrega valor à audiência.

É importante lembrar que nenhum usuário utiliza esse aplicativo para assistir propagandas, mas se a organização souber criar um desafio de dança ou lançar um áudio, a popularização será maior.

Destacar-se dos concorrentes

Investir no TikTok Ads é uma forma de se destacar entre os concorrentes porque as empresas ainda estão descobrindo a ferramenta, portanto, quem já está anunciando consegue se destacar com mais facilidade.

Mas não vai demorar muito para que uma escola especializada em aula de 7 cordas comece a encontrar muitos de seus concorrentes na plataforma, portanto, quanto antes você começar, melhor.

O ideal é criar uma conta e testar diversas opções de formatos, descobrindo aquele que funciona melhor para o público. Dentro de alguns meses, a marca vai perceber o quanto estava correta em anunciar antes dos demais.

Excelente custo-benefício

Por fim, não podemos deixar de mencionar o excelente custo-benefício que o TikTok Ads oferece para as empresas, pois estamos falando de uma ferramenta de anúncios nova e que oferece valores compatíveis com o Google e o Facebook.

Uma empresa de aluguel de auditório não precisa investir muito para ver resultados, além de ser muito fácil criar uma boa campanha.

Abrir sua atividade da ferramenta também merece destaque, pois é possível escolher entre 6 diferentes objetivos de campanhas, podendo ser conscientização de marca, consideração e conversão.

Dentro do objetivo de conscientização é possível encontrar outro, sendo este “alcance”, onde o propósito é mostrar o anúncio para o máximo de pessoas.

Na opção de consideração, o anunciante encontra outras 4 opções de objetivos, sendo “tráfego”, para direcionar as pessoas a outros destinos; “App Installs”, para encaminhar os usuários para a loja de aplicativos.

Também existe o Video views, que ajuda a maximizar as reproduções de público-alvo dos vídeos, e por fim a geração de leads, que permite que os clientes compartilhem as informações de contato, diretamente pelo aplicativo.

Por fim, na opção “conversão”, um estúdio fotográfico especializado em ensaio newborn lifestyle consegue incentivar as pessoas a realizarem uma ação, que pode ser solicitar um orçamento, inserir um item no carrinho de compras, entre outros.

Considerações finais

O TikTok é uma das redes sociais que mais cresce no mundo todo e oferece sua própria plataforma de anúncios para que as empresas possam impactar seu público de maneira mais segmentada.

Como vimos, seu funcionamento é simples, mas muito eficiente e pode trazer resultados surpreendentes para as companhias, desde que saibam investir no recurso. Por ser um espaço novo, ajuda o seu negócio a se destacar dos concorrentes.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos