Qual a melhor maneira de eliminar gordura abdominal?

Nem toda a gordura que você armazena em seu corpo é a mesma ou tem as mesmas características, assim como nem todas as calorias são iguais e engordam da mesma forma. Em geral, a gordura corporal é um indicador de má nutrição e falta de exercício físico. Mas, mais especificamente, você deve perder gordura abdominal para prevenir inúmeras doenças e ganhar bem-estar. Mas qual a melhor maneira de eliminar gordura abdominal?

O que é gordura visceral?

Especificamente, a gordura visceral está localizada na área do abdômen e envolve os órgãos internos que estão localizados lá.

Assim, torna a barriga proeminente e é mais comum em homens do que em mulheres. No entanto, a partir dos 60 anos de idade, o risco é semelhante em ambos os sexos.

Prestar atenção à gordura visceral é muito importante, uma vez que gera uma série de substâncias tóxicas que dão origem ao que é conhecido como síndrome metabólica ou resistência à insulina, e que está relacionada a doenças metabólicas, como hipertensão ou diabetes. 

Também pode causar outras condições, como patologias osteoarticulares ou problemas respiratórios.

Qual a melhor maneira de eliminar gordura abdominal?

1. Experimente uma dieta baixa em carboidratos

De fato, de acordo com vários estudos, dietas com baixo teor de carboidratos são mais eficazes na redução da gordura visceral do que dietas com baixo teor de gordura.

Um estudo, no qual participaram 69 homens e mulheres com excesso de peso, revelou que as pessoas que seguiram uma dieta com baixo teor de carboidratos perderam 10% mais gordura visceral e 4,4% mais gordura total do que aquelas que seguiram uma dieta com baixo teor de gordura.

Além disso, a dieta cetogênica, que é uma dieta muito baixa em carboidratos, também pode ajudar a reduzir a gordura abdominal, embora a longo prazo tenha efeitos contraproducentes que você deve conhecer.

2. Faça mais exercícios aeróbicos

Da mesma forma, o exercício aeróbico regular é uma ótima maneira de eliminar a gordura abdominal e perder a barriga.

Comumente conhecido como cardio, ele ajudará você a queimar muitas calorias, mesmo sem fazer dieta.

No entanto, combinar exercícios aeróbicos regulares com uma dieta saudável tornará a perda de gordura visceral mais eficaz.

De acordo com diferentes pesquisas, o exercício aeróbico intenso é o mais eficaz na eliminação da gordura visceral. De fato, um estudo publicado em 2011 no American Journal of Physiology revelou que a prática queimou 67% mais calorias em comparação com os exercícios de resistência.

3. Tente comer mais fibra solúvel

Existem 2 tipos de fibras: solúveis e insolúveis. Por outro lado, se o solúvel for misturado com água, ele formará uma substância gelatinosa e viscosa, o que ajuda a retardar o envio de alimentos digeridos do estômago para os intestinos.

Nesse sentido, entre os benefícios da fibra solúvel, ela pode ajudar a remover a gordura abdominal, suprimindo o apetite.

Se você aumentar sua ingestão de fibras solúveis, notará como fica cheio por mais tempo, o que evita que você coma demais.

Para perder gordura visceral dessa maneira, você pode tentar comer mais sementes de linhaça, leguminosas ou grãos.

4. Coma mais proteína

A proteína é o nutriente mais importante para perder a barriga e eliminar a gordura abdominal.

Seu corpo começa a produzir mais insulina à medida que envelhece, já que seus músculos e células de gordura não respondem adequadamente.

É aí que as proteínas entram em jogo: uma dieta rica em proteínas pode protegê-lo contra a resistência à insulina.

Você pode escolher cortes magros de carne, optar por aves e peixes para obter a dose necessária de proteína. Além disso, proteínas vegetais, como feijão e lentilhas, que também contêm fibras e carboidratos saudáveis, podem ser uma boa opção para remover gordura visceral.

5. Limite a ingestão de açúcar adicionado

Não é segredo que a adição de açúcar é muito insalubre e consumir muito pode levar ao ganho de peso. Nesse sentido, as pessoas que consomem mais açúcar adicionado tendem a ter mais gordura visceral.

De fato, o açúcar adicionado contém aproximadamente 50% de frutose, um açúcar simples que é metabolizado pelo fígado e que, em grandes quantidades, pode ser convertido em gordura.

Você pode reduzir a ingestão de açúcar adicionado e eliminar a gordura abdominal, simplesmente comendo mais alimentos integrais, como vegetais frescos, frutas, carnes magras e peixe.

6. Limite o consumo de álcool

Beber uma pequena quantidade de álcool, especialmente vinho tinto, não afeta excessivamente sua saúde, até mesmo os taninos presentes nesta bebida podem trazer benefícios para o seu coração.

No entanto, beber muito álcool pode ser prejudicial, pois favorece o armazenamento de gordura como gordura visceral. Beber álcool reduz a quantidade de gordura que o corpo queima por energia.

Na verdade, foi demonstrado que apenas 2 bebidas de vodka podem reduzir completamente a oxidação lipídica – uma medida de quanta gordura o corpo está queimando – em mais de 70%.

7. Use tratamentos adequados

Outra forma muito interessante para eliminar gordura abdominal e para quem deseja ter resultados mais rápidos é usar procedimentos estéticos.

Por exemplo, tratamentos com o Ultraformer III podem ser uma excelente opção para você que deseja ter um corpo mais robusto e firme.

 

Saiba aqui também: Nutrição e desenvolvimento dentário: entenda mais sobre