A importância da saúde mental para traders e investidores

A importância da saúde mental para traders e investidores

Se conseguir ter uma alta performance no mundo dos investimentos não é tarefa das mais fáceis, manter-se com o emocional sob controle, muito menos. E você, se preocupa com sua saúde mental? É sobre isso que falaremos neste artigo, da importância da saúde mental para traders e investidores.

Em um mundo cada vez mais competitivo, em todas as áreas e setores não é de se estranhar o aumento no número de pessoas sofrendo com transtorno de ansiedade, entre outros problemas que afetam a saúde mental, observado no cotidiano de diferentes profissionais. 

E um bom exemplo é a rotina estressante de traders e investidores, principalmente, devido às frequentes variações do mercado, que acabam gerando inseguranças, ansiedade e nervosismo.

Comportamentos que merecem atenção 

A verdade é que não tem como trabalhar no mercado financeiro sem que ele deixe de afetar, de alguma forma, o lado psicológico. Inclusive, muitas pessoas acabam com sua saúde mental seriamente prejudicada, principalmente, em função de alguns comportamentos, tais como: 

  • Impulsividade: alguns traders podem refletir uma ansiedade acima do normal que, além de promover prejuízos financeiros, pode impactar na sua saúde mental.
  • Ansiedade por ganhar: um comportamento próprio com quem lida com dinheiro e possibilidade de perdas e ganhos. Ao surgir uma oportunidade de ganhos, geralmente, a pessoa acaba se submetendo a altos riscos, e isso geral uma ansiedade enorme, que pode, não apenas abalar o emocional, como acabar viciando, como se fosse um jogo.
  • Vício em correr riscos: esse comportamento é a consequência da ansiedade em ganhar, ao experimentar o prazer de ver o dinheiro multiplicar, a pessoa pode acabar saindo de uma mentalidade de estar investindo para uma de estar em um jogo de azar. E como tal, pode viciar e até levar a ciladas como depressão por perda do próprio patrimônio.

Dicas para cuidar de sua saúde mental

Certamente, não tem como garantir que altas e quedas da bolsa, valorização ou desvalorização do dólar, acompanhar a cotação de criptomoedas como btc brl, eth brl, enfim,  entre outras variáveis do mercado financeiro não vão causar alguns problemas psicológicos.

Mas, felizmente, existem alguns hábitos ou comportamentos que podem, ao menos, ajudar a amenizar os impactos sobre a saúde mental de quem lida com todo esse estresse. Dentre eles, podemos destacar:

Meditação: prática milenar que, comprovadamente, ajuda a reduzir o estresse e outros tipos de transtornos. É possível praticá-la por meio do yoga, com grupos ou individualmente. 

Controle a respiração: saber respirar corretamente é fundamental para trazer tranquilidade, mesmo diante de situações e nervosismo, além de conseguir melhorar o fluxo de ar no seu organismo, ajuda a diminuir a ansiedade, equilibrando o sistema nervoso. A dica é procurar um ambiente isolado e silencioso para poder se concentrar. Então, procure respirar lentamente e de forma pausada, utilizando o diafragma, não o tórax, dando tempo para expandir e contrair o abdome. 

Estude constantemente sobre o assunto: o conhecimento é sempre o melhor caminho para tomar as decisões mais acertadas, ele ajuda a descobrir oportunidades e alternativas, gerando mais confiança.

Mantenha-se informado: é fundamental estar sempre atento, para manter-se sempre informado e poder acompanhar as constantes mudanças no mercado e, dessa forma, estar preparado para os mais diferentes cenários.

E é isso, o mercado financeiro e suas constantes mudanças, pode afetar a saúde mental de quem precisa lidar com ele todos os dias, o tempo todo. Por isso, é fundamental estar preparado para enfrentar os desafios e volatilidade inerentes desse nicho.