Suco de Babosa

Suco de babosa: entenda para que serve e os benefícios da aloe vera

O suco de babosa possui propriedades medicinais que são aproveitadas há milhares de anos por populações de todos os cantos do planeta.

Cleópatra, por exemplo, era uma grande adepta do gel da babosa para cabelo e hidratação da pele. Existem também registros históricos do uso dessa planta, que pode também ser chamada de aloe vera, para tratar feridas, queimaduras e problemas gastrointestinais.

Neste artigo, você vai entender o que é aloe vera, para que serve o suco de babosa e seus principais benefícios para a saúde.

O que é aloe vera?

A aloe vera, que popularmente recebe o nome de babosa, é uma planta do tipo suculenta. A Aloe barbadensis, como é chamada cientificamente, é uma espécie que costuma crescer em regiões de clima tropical.

As folhas dessa planta são grossas, apresentam cor verde com leves tons acinzentados e possuem pequenos espinhos em toda a borda. Elas chegam a medir de 30 a 60 centímetros.

Por dentro das folhas, existe um gel de aspecto pegajoso. Daí vem o nome “babosa”, pois a textura lembra uma “baba”.

Na indústria de cosméticos, a aloe vera é utilizada para fazer cremes para a pele e os cabelos. Ela também serve de insumo para pomadas com foco em tratar feridas e queimaduras.

Outras propriedades da babosa incluem vitaminas e minerais com ação antioxidante e fortalecimento do sistema imunológico, como cálcio, magnésio, potássio, selênio, zinco e vitaminas A, B, C e E.

Suco de babosa: para que serve?

Além dos fins cosméticos, a aloe vera é muito útil devido às suas propriedades com ação antiviral, anti-inflamatória e antibiótica.

Nesse sentido, ingerir o suco de babosa pode servir para fortalecer seu sistema imunológico. Por ser rica em vitamina C, essa planta é uma grande aliada na produção de células de defesa do nosso organismo.

O suco de babosa serve também para melhorar o funcionamento do sistema digestivo. A planta tem propriedades laxativas que otimizam o trabalho das enzimas intestinais, evitando os quadros de prisão de ventre.

Como já mencionamos, a babosa é considerada um anti-inflamatório e antioxidante natural. Ao tomar o suco, você evita o envelhecimento celular e a ação de radicais livres.

A propósito, o suco de babosa pode ser um grande aliado para tratar anemia, gripes, dores musculares e de cabeça e problemas nas articulações, como artrite.

Aprenda, no vídeo abaixo, como fazer suco de babosa de forma correta:

Como Fazer Suco de Babosa CORRETAMENTE | Benefícios Comprovados

Benefícios da babosa: 9 motivos para incluí-la no seu dia a dia

Quer saber mais sobre os benefícios da babosa? Então, confira abaixo uma lista com 9 razões para você incluir o suco de babosa na sua dieta.

1 – Promove a hidratação do corpo

A babosa é uma planta com bastante água em sua composição. Ao fazer o suco, você mantém o corpo hidratado. Assim, os órgãos e sistemas conseguem funcionar melhor, com um fluxo sanguíneo adequado, além de eliminar mais facilmente as toxinas pela urina.

2 – Combate à prisão de ventre

Essa vantagem tem tudo a ver com o que acabamos de falar. Quando não ingerimos uma quantidade adequada de água, as fezes tendem a ficar mais secas, causando constipação.

Ao inserir o suco de babosa no seu dia a dia, é possível evitar esse problema de prisão de ventre. Aliás, a babosa tem substâncias com função laxativa, que ajudam a liberar o intestino.

3 – Acesso a nutrientes

A aloe vera é uma planta com alto valor nutritivo. Nas folhas de babosa e no gel interno, pode-se ter acesso aos nutrientes que favorecem o bom funcionamento do organismo.

Alguns exemplos de vitaminas que podem ser obtidas por meio do suco de babosa são as do complexo B, a C e a E. Em relação aos minerais, os mais presentes nessa planta são:

  • cálcio;
  • cobre;
  • cromo;
  • selênio;
  • potássio; 
  • magnésio;
  • zinco.

4 – Retarda o envelhecimento da pele

A babosa tem propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres – que são responsáveis pelo envelhecimento das células.

Se ingerido de forma regular, o suco de babosa contribui para manter a pele jovem e retardar o aparecimento de rugas.

5 – Controle do colesterol

Sabe os antioxidantes que acabamos de mencionar? Pois então, eles ajudam a evitar o processo de oxidação das partículas de gordura que ingerimos na nossa alimentação. Isso contribui para controlar o nível de colesterol LDL – conhecido como “colesterol ruim” e que está associado às doenças cardiovasculares.

6 – Aliado no tratamento de câncer

O suco de aloe vera pode potencializar o tratamento de pessoas com algum tipo de câncer. Apesar de não haver estudos conclusivos sobre a relação entre a babosa e o combate à neoplasia, existe uma parte da comunidade médica e científica que acredita que essa planta pode inibir o desenvolvimento anormal de células.

Veja também:

Existem alimentos mágicos na cura do câncer?

7 – Combate à azia

Pessoas que sofrem com azia e refluxo gástrico podem se beneficiar do suco de babosa. Ele gera um alívio quase imediato dos sintomas da má digestão e da queimação no estômago ao equilibrar o nível de acidez. Assim, a bebida também evita a formação de úlceras, que são feridas na parede do estômago causadas pelo ácido gástrico.

8 – Controle da diabetes

A babosa contém substâncias que podem ajudar o hormônio da insulina a cumprir sua função, que é a de regular o nível de açúcar no sangue. Dessa forma, pessoas diabéticas conseguem controlar melhor os efeitos da doença.

9 – Fortalecimento do sistema imunológico

O suco de babosa é uma verdadeira “bomba de imunidade”, pois essa planta é rica em vitamina C e possui efeito anti-inflamatório. Com ele, você pode potencializar a produção de células de defesa, ficando mais protegido contra doenças virais e bacterianas.

Bom, agora que você já conhece os benefícios do suco de babosa, que tal começar a preparar o seu?

Mas fique atento: consumir esse suco em excesso pode ter efeitos desagradáveis, como diarréia, vômito, náuseas e outros desconfortos.

Além disso, seu intestino pode ficar dependente da babosa, gerando prisão de ventre caso você interrompa o consumo do suco depois de muito tempo de uso contínuo.

Por isso, procure um nutricionista. Esse profissional vai te orientar sobre as doses mais adequadas.

 

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.

Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos! Receba seus produtos em casa com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.

Fique por dentro das novidades e receba nossas promoções!