Transmissão da gripe: como o vírus invade o nosso corpo?

Quando as baixas temperaturas chegam, logo começam os sintomas de gripe. Febre, dores no corpo, coriza e tosse. Nessas condições, a transmissão da gripe acontece com mais facilidade, facilitando a propagação do vírus.

Entender como a gripe passa de uma pessoa para outra é muito importante para a prevenção da doença, destacando quais hábitos você pode adotar ou melhorar para diminuir o risco de ficar gripado. 

Nesse post, vamos explicar como é a transmissão da gripe, por quanto tempo uma pessoa pode contaminar outros, como prevenir que isso aconteça e como tratar os sintomas até que a infecção seja curada. Leia e fique por dentro!

Qual é a causa da gripe?

A gripe é causada pelo vírus da Influenza, um patógeno que invade o sistema respiratório e utiliza as células do corpo para sobreviver e se multiplicar. Existem diferentes tipos de gripe, como a H1N1, H3N2 e outras, mas o quadro costuma ser bastante similar entre elas.

Importante destacar que o vírus é o único causador dessa infecção respiratória. As crenças que ela pode ser causada por conta de friagem, sair com o cabelo molhado no vento ou evoluir de um resfriado não passam de mitos sobre a gripe.

Sintomas da gripe comum

Após a transmissão da gripe e entrada do vírus no organismo, o período de incubação começa. Rapidamente, a partir de 24 horas após a contaminação, começam os sintomas da gripe, que podem ser os seguintes:

  • febre;
  • dor de cabeça;
  • nariz entupido;
  • coriza;
  • tosse;
  • garganta inflamada;
  • dores pelo corpo;
  • fadiga;
  • perda de apetite.

De modo geral, a gripe deve durar em torno de sete a dez dias. Nas primeiras 72 horas, o quadro é mais intenso, depois, a febre deve baixar e a melhora passa a ser gradativa, até que se recupere por completo.

Quanto tempo dura o período de transmissão da gripe?

Antes de abordar como acontece, é relevante explicar quanto tempo dura o período de transmissão da gripe. Nesse ponto, não há muito segredo, ela pode ocorrer enquanto durarem os sintomas, mas é válido destacar que a carga viral é maior nos primeiros três dias da infecção, quando ainda temos febre.

Como é a transmissão da gripe e como se prevenir?

Para entender como é a transmissão da gripe, é preciso observar que o vírus entra no organismo pelo rosto, principalmente ao entrar em contato com os olhos, boca e nariz. A forma como ele viaja de uma pessoa para outra costuma ocorrer através da secreção contaminada.

Para isso, existem três maneiras mais comuns para que isso ocorra, sendo elas:

1. Inalação de partículas de secreção contaminada

A forma mais comum da transmissão da gripe acontece pela inalação de gotículas de secreção contaminadas pelo vírus da Influenza. 

Quando alguém fica gripado, o vírus invade o trato respiratório e o organismo usa a secreção para capturar o patógeno, neutralizar seu efeito e facilitar sua eliminação. Isso acontece principalmente pela expectoração, quando tossimos, mas também pode ocorrer ao espirrar, falar ou simplesmente respirar.

A partir disso, pequenas gotas dessa secreção contaminada viajam pelo ar, podendo ser inaladas por outras pessoas quando puxam o ar para respirar. Isso fica mais forte em ambientes fechados e aglomerações, como escritórios e fábricas.

Para prevenir a transmissão da gripe nesse caso, as alternativas são:

  • utilizar máscara: a máscara usada para prevenção da covid-19 também pode proteger da gripe, seu uso é indicado para qualquer situação fora de casa, principalmente ir a consultas, visitar pessoas doentes e até quando for trabalhar;
  • manter o ambiente aberto e ventilado: a ventilação natural é importante para a renovação do ar, diminuindo a concentração de microrganismos nocivos em circulação naquele local;
  • distanciamento físico: manter uma distância segura dos colegas de trabalho, na faculdade ou outro ambiente compartilhado é uma forma de evitar que o vírus viaje de uma pessoa para outra, que deve ser adotada sempre que possível.

2. Contato direto das mãos com a secreção contaminada

A segunda forma de se contaminar é tendo contato direto com a secreção de uma pessoa doente, algo que ocorre com mais frequência quando você precisa cuidar de quem está gripado, como filhos, pais ou sua cara metade.

Por exemplo, quando uma mãe ajuda seu filho a assoar o nariz, dificilmente ela não terá contato com o catarro da criança. Depois disso, se ela levar as mão ao rosto sem perceber, tocando a boca, nariz ou mesmo nos olhos, pode acabar se contaminando.

Assim, a melhor forma de evitar que isso aconteça é lavando as mãos com frequência, utilizando água e sabão. Quando isso não for possível, a alternativa é usar álcool em gel para fazer a higienização. 

3. Contaminação indireta por meio de objetos e superfícies

A última forma como acontece a transmissão da gripe se dá por meio da contaminação indireta por secreções. Isso ocorre quando a pessoa gripada espirra ou tosse, cobrindo o rosto com as mãos, mas depois toca em algum objeto ou superfície sem lavá-las, contaminando esses itens.

Então, quando outra pessoa toca nesses objetos, pode ter contato com o vírus. Daí em diante, a transmissão segue o mesmo caminho abordado na interação direta com a secreção contaminada.

Para prevenir esse cenário, além de redobrar os cuidados de higiene pessoal e carregar álcool em gel para onde for, também é recomendado que não compartilhe objetos de uso individual, como talheres, copos, canetas e outros.

Qual o melhor remédio para gripe?

O tratamento da gripe é focado em aliviar os sintomas e evitar que o corpo fique sobrecarregado, para que o sistema imune tenha tempo e energia para curar a infecção. 

Desse modo, é muito importante beber bastante água, fazer repouso e seguir uma dieta nutritiva, com sopas, caldos, chás e outros itens mais fáceis de consumir nessas condições. 

Em relação a qual o melhor remédio para gripe, isso depende do perfil da pessoa doente e qual componente é mais indicado para ela. Geralmente, os antigripais combinam ação analgésica, antitérmica e antialérgica, para aliviar os sintomas clássicos da doença, como o Benegrip dia e noite.

Além disso, é muito importante continuar agindo pela prevenção. Quando ficar gripado, tente não ficar próximo de outras pessoas e desce. Quando for espirrar ou tossir, cubra o rosto com um lenço ou com as mãos, mas sempre as lave logo em seguida.

Com esse gesto, é possível proteger quem está ao redor e evitar a transmissão da gripe. E então, pronto para fazer sua parte? Esperamos que tenha curtido o post e aprendido um pouco mais sobre como se prevenir. Até a próxima!

*Post produzido em parceria com o blog Portal da Saúde.